Publicado em Deixe um comentário

Porto inaugura Pavilhão Desportivo Luís Falcão


Depois de descerrar a placa comemorativa de inauguração, decorreu uma visita guiada pelas instalações. No campo de jogos estavam alguns dos atletas da Universidade do Porto das modalidades de Badminton, Basquetebol, Karaté e Voleibol, que fizeram uma pequena demonstração do seu desporto aos convidados.

O novo Pavilhão Desportivo “Luís Falcão” está preparado para a prática informal de desportos de pavilhão como Futsal, Basquetebol, Andebol, Voleibol, entre outros. O espaço será gerido pelo Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto (GADUP) e pretende dar resposta às solicitações dos estudantes de todas as faculdades da Universidade do Porto. 

A construção do pavilhão implicou um investimento de 700 mil euros, 500 mil com apoios comunitários do QREN e 200 mil suportados pela Universidade do Porto.

Quem é Luís Falcão?
Natural de Tavira, Luís Manuel Falcão (1928 – 2008) é uma figura incontornável do desporto universitário praticado na Universidade do Porto. Tend omostrado desde cedo uma aptidão para a prática desportiva e para o desporto de alta competição, jogou futebol no Sport Lisboa e Benfica, entre 1945 e 1950, rugby no CDUL em 1955, e foi praticante de atletismo no Benfica e na Seleção Nacional entre 1946 e 1956. Em 1954 chegou ao Porto como praticante de voleibol no CDUP e ali ficou como desportista e professor durante 41 anos.

Ao longo do tempo em que esteve ligado à U.Porto, Luís Falcão foi, entre outras coisas, fundador e treinador da secção de rugby do CDUP e diretor do Estádio Universitário do Porto, estádio que ajudou a erguer. Foi ainda membro da Comissão da Comissão Instaladadora do Instituto Superior de Educação Física (ISEF) da U.Porto, génese da atual Faculdade de Desporto (FADEUP).

Texto: Joana Meira/FADU


(Pub. Mar/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *