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Está a decorrer o Fraunhofer Portugal Challenge 2012, um concurso promovido pelo Centro de Investigação Fraunhofer AICOS que vai premiar as melhores ideias de estudantes e investigadores de Universidades Portuguesas.
A iniciativa, que este ano vai na sua 3ª edição, tem como grande objectivo a promoção e a recompensa da investigação científica de utilidade prática, orientada para o mercado e que tenha em conta a aplicabilidade das ideias e dos seus resultados na indústria ou no quotidiano das pessoas.
A Universidade do Minho tem estudantes e investigadores em condições de participar, principalmente aqueles que estão ligados às áreas da saúde, informática, multimédia e electrotecnia. Na edição de 2011 do Fraunhofer Portugal Challenge, a Universidade do Minho colocou 2 estudantes entre os 6 vencedores da competição.
Com o Fraunhofer Portugal Challenge, o AICOS desafia as mentes mais criativas a apresentarem as suas ideias, que devem ser baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento e estar relacionadas com as áreas científicas definidas para o concurso: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Multimédia e outras ciências semelhantes. São aceites candidaturas baseadas em teses que tenham sido submetidas para defesa nos anos lectivos de 2010/2011 e 2011/2012.
Os concorrentes podem submeter a sua candidatura no site da iniciativa, em www.challenge.fraunhofer.pt, até 31 de Julho. Após duas fases de selecção, na final estarão seis vencedores: 3 na categoria de Mestrado e outros 3 na categoria de Doutoramento, havendo um total de 9.000 euros para distribuir entre estes finalistas.
As duas anteriores edições do Fraunhofer Portugal Challenge, lançado em 2010, tiveram excelentes resultados e revelaram algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação. Entre as ideias que foram premiadas nas edições anteriores encontravam-se, por exemplo:
– Um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade (2010);
– Um sistema para turistas, baseado em pequenos objectos físicos que interagem com informação digital (2010);
– A criação de um mercado electrónico de teleradiografia que permite melhorar o acesso da população aos serviços de radiologia, com mais rapidez e custo mais baixos (2011);
– Um pequeno dispositivo de comunicação wireless que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas (2011);
– Um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros (2011);
– Uma aplicação para smartphones que consegue rapidamente prever o avanço de um determinado incêndio florestal (2011).
Estas ideias foram premiadas pela forma como a preocupação com a sua de aplicação prática no mercado foi referência de todo o processo de desenvolvimento, e por estarem inseridas na filosofia do Fraunhofer AICOS: “Investigação de Utilidade Prática”.
(Pub. Mar/2012)
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