Publicado em Deixe um comentário

Fases Finais CNUs: Um pouco de história


A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é a entidade máxima do Desporto Universitário (DU) em Portugal, tendo sido fundada em 1990 com o objetivo de “dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior”.
Atualmente, e passadas que estão duas décadas, a FADU tem cerca de 8000 praticantes filiados e atribui 200 títulos nacionais universitários, sendo que grande parte destes são disputados numa semana repleta de competição e emoção, que são as Fases Finais dos CNUs.
As Fase Finais são um evento multidesportivo onde se concentram as equipas e os atletas das diversas modalidades coletivas e individuais que se apuraram ao longo das fases de qualificação regionais e nacionais.
Com a sua génese em 1990, e tendo como palco a cidade de Lisboa, as Fases Finais viajaram pela primeira vez até ao Minho em 1996. 
A AAUMinho iniciava então o seu histórico percurso como uma das grandes forças motrizes no DU. Nesse ano a academia minhota conquistou o seu primeiro título coletivo através do futsal masculino. O andebol masculino da AAUMInho, atualmente a modalidade mais medalhada e com mais títulos nacionais, subiu nesse ano pela primeira vez ao pódio (bronze).
Este foi o primeiro grande evento desportivo que o então recém-inaugurado pavilhão da Universidade do Minho em Gualtar acolheu, e as atividades desportivas decorreram apenas em Braga.
Passados dois anos os minhotos voltam a organizar as Fases Finais na cidade dos Arcebispos. O andebol masculino e o voleibol feminino conquistaram os títulos de vice-campeões nacionais universitários. Em termos individuais, Solange Cabral conquistou a medalha de ouro no ténis-de-mesa (algo que viria a repetir nos dois anos seguintes). Patrícia Afonso (também no ténis-de-mesa) e Cláudia Ribeiro (badminton) conquistaram o bronze.
Na sua terceira organização do evento (2002), a UMinho já com o novo pavilhão desportivo no Campus de Azurém em funcionamento, muda o seu centro de operações para Guimarães, onde irá decorrer toda a competição.
O andebol masculino conquista então o seu primeiro “tridente”  (2000-2001-2002), o voleibol feminino sobe ao segundo degrau do pódio e o futsal masculino arrebatou o bronze. Nas modalidades individuais, Emanuel Fernandes no xadrez fez xeque-mate à concorrência (ouro) e Elias Bene no ténis sagrou-se vice-campeão nacional universitário.
Volvidos cinco anos (2007), pela primeira umas Fases Finais são divididas entre duas cidades: Braga e Guimarães. Ambos os campis da UMinho são o palco para mais uma histórica edição onde os minhotos conquistaram quatro medalhas de ouro (andebol masculino, voleibol feminino, ténis-de-mesa e xadrez) e três de bronze (futsal feminino e badminton). O voleibol feminino iniciou nesse ano uma marcha triunfal que culminou na conquista consecutiva de quatro títulos nacionais universitários.
Hoje, 20 anos após a conquista da primeira medalha numas Fases Finais, a academia minhota volta a apontar baterias aos tão ambicionados títulos e terá pela segunda vez nas atuais capitais europeias da cultura e juventude o local ideal para esta batalha.
Mais de 70 títulos universitários vão estar em disputa em 11 modalidades, tudo isto durante nove dias e em mais de uma dezena de instalações desportivas! 
A AAUMinho, como seria de esperar, vai ter mais um papel de excelência não apenas em termos competitivos, mas também em termos organizativos, com o suporte da estrutura profissional do Departamento Desportivo e Cultural dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho! 
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Abr/2012)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *