Publicado em Deixe um comentário

CNU Atletismo Pista Ar Livre e TNU de Corfebol “colhem” mais medalhas para a AAUMinho


CNU Atletismo

O CNU Atletismo Pista Ar Livre decorreu na Pista de Atletismo Gémeos Castro em Guimarães, no qual a AAUMinho brilhou ao conquistar duas medalhas – Ouro e Prata através de Sónia Marques, mais uma vez a grande estrela da “Companhia”. 
Sónia Marques (Mestrado em Ensino de Educação Física) voltou a “brilhar” ao conquistar o primeiro e o segundo lugar, na prova de salto em comprimento e na prova de triplo salto respetivamente. A atleta minhota conseguiu na primeira prova 5,45m, tendo conseguido a marca de 11,78 na segunda. 
Na prova de salto em comprimento, a 2ª posição foi para Sara Esteves da U.Lisboa com 5, 15m, ficando na 3ª posição Bruna Monteiro da AAUBI com 4, 83m. No triplo salto o primeiro lugar foi para Marisa Anselmo da U.Porto com 11,84, tendo arrecadado bronze, Cláudia Rodrigues também da U.Porto com a marca de 11,67. 
A AAUMinho participou ainda nas finais dos 1500 metros, sendo que a melhor classificada da Academia Minhota foi Tânia Pereira que ficou no 7º lugar; no lançamento do Martelo -7,26, o melhor classificado da AAUM foi Bruno Vasconcelos; no salto em comprimento; Mário Silva conseguiu o 8 º lugar; no Dardo Gr, Andresa Gomes foi 8º; no lançamento do peso-7,26, João Pereira foi 7º; nos 3000 metros, Nilza Sousa foi 8ª; também nos 3000 metros, Pedro Faria e Sérgio Barbosa foram 12º e 13º respetivamente; no lançamento de peso- 4kg, Andresa Gomes foi 6ª; no Dardo 800 Gr, Fábio Viana foi 5º; e no triplo salto, Mário Silva foi 4º, sendo que nenhum destes alcançou posições no pódio. 
Neste CNU estiveram em prova cerca 22 Associações e 30 especialidades na vertente feminina e masculina, sendo que a soma das pontuações individuais determinou a classificação coletiva das associações participantes, a qual ficou assim ordenada: 1º lugar para a Universidade do Porto, que contabilizou 173 pontos, 2º lugar para a Universidade de Lisboa com 95 pontos, e em 3º ficou a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) com 80 pontos. 
Ivo Carvalhosa, monitor do atletismo da AAUM, mostrou-se satisfeito com a prova, “tivemos muitos atletas a participar, mais que nas provas anteriores, pontuamos mais, mas não tivemos tantas medalhas infelizmente”referiu. O Coordenador na modalidade agradeceu ainda aos atletas que participaram no CNU.
TNU Corfebol

Organizado pela primeira vez este ano, decorreu também o TNU de Corfebol, prova que teve lugar no Complexo Desportivo Universitário de Azurém. Com quatro associações inscritas na prova, a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) sagrou-se a primeira campeã universitária da modalidade, seguindo-se a Universidade Nova de Lisboa que arrecadou a Prata, tendo a anfitriã (AAUM) alcançado a medalha de bronze. 
Tendo-se iniciando pelas 14:00, o TNU de Corfebol teve como participantes a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA). 
Neste torneio foram disputados seis jogos, no formato de todos contra todos, sendo a classificação final o total dos pontos somados nos três jogos que cada equipa fez. Assim e após a competição a AEIST arrecadou a medalha de ouro, a Nova levou a prata e a AAUM ficou com o 3º lugar e respetiva medalha de bronze. 
O torneio correu bastante bem e com enorme espírito de fair-play entre os participantes, por ser a primeira vez que foi organizado no âmbito da FADU, houve muita interajuda entre participantes e organização. 
 
Segundo João Chaves, técnico da equipa da AAUM, a equipa minhota fez um TNU !muito positivo!. A equipa foi formada por 8 atletas do basquetebol que nunca tinham jogado Corfebol. !Ainda assim conseguimos uma medalha de bronze e ficamos com a sensação que com um bocadinho mais de treino poderíamos ter trazido a prata. Ainda assim a participação foi excelente pois não tínhamos qualquer tipo de expectativas! afirma João Chaves.
Para o técnico minhoto, para se ter uma equipa a valer na próxima prova de Corfebol !teremos de treinar Corfebol, os jogadores de basquetebol poderão ser uma boa base para arrancar com a modalidade, mas o jogo é bastante diferente, quer a nível de regras, quer a nível de movimentações! diz. 
Este primeiro TNU terminou assim com uma justa vitória da AEIST, tendo-se mostrado claramente superior com 4 atletas de seleção nacional. Por sua vez a Universidade Nova contava com 1 atleta da seleção e vários jogadores de 1ª e 2ª divisão e a AAUM e o IPP apenas tinham atletas de outras modalidades, ainda assim o equilíbrio foi enorme e a AAUM acabou em 3º lugar em igualdade pontual com o 2º e o 4º, valendo a diferença de um golo sobre o IPP para garantir o bronze “mas mais um golo também nos dava o 2º lugar” disse o técnico minhoto.

Texto: Ana Coimbra

anac@sas.uminho.pt


(Pub. Abr/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *