“
A competição segue o modelo British Parliamentary, ou seja, as equipas têm a missão de, em 15 minutos, preparar discursos de sete minutos e contra-argumentos sobre um tema ou moção revelado(a) na hora. As quatro rondas preliminares decorrem nos dois primeiros dias. As meias-finais e a final são no domingo de manhã, no Bar Académico (BA) de Guimarães, sendo a cerimónia de encerramento às 13h.
A SdDUM iniciou as suas atividades a 11 de outubro de 2011, com uma apresentação e a primeira sessão do seu Ciclo de Debates 2011/12, no átrio da Escola de Direito da UMinho, em Braga. A ocasião teve a colaboração de alunos da Sociedade de Debates da Universidade do Porto. O modelo dos debates caracteriza-se pelo dinamismo, não implica pesquisa prévia e revela-se simultaneamente divertido e útil, enquanto meio de partilha de conhecimento, aprofundamento de espírito crítico e, sobretudo, permite aos participantes adquirir e praticar as técnicas indispensáveis de um bom orador.
A entidade realiza ainda workshops de oratória, ações formativas e sessões de esclarecimento sobre temas atuais. Os seus elementos já participaram em competições no país e no estrangeiro, tendo atingido a final do Torneio Nacional de Debates Universitários (TORNADU), realizado em fevereiro no Porto. A presidente da SDdUM é Cláudia Freitas, estudante do 3º ano de Direito da UMinho.
O site oficial é www.facebook.com/sdduminho.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2012)
“