Publicado em Deixe um comentário

Colóquio Internacional na UMinho analisa evolução da paisagem urbana


O colóquio reúne oradores das universidades de Oviedo, Cantábria, Valladolid, UNED, Rovira i Virgil/Tarragona, Nova de Lisboa (UNL), Coimbra, Porto e Minho. Destacam-se as palestras “A evolução urbana de Braga na longa duração”, por Maria do Carmo Ribeiro e Manuela Martins, “O mercado imobiliário do Porto e os seus vários atores”, por Luís Miguel Duarte, ou “A influência da construção das infraestruturas portuárias”, por Solórzano Telechea e Martín Pérez, entre outras. Na quinta-feira vai ser lançado às 18h o livro “Evolução da Paisagem Urbana: Economia e Sociedade”, com os contributos dos participantes do I Colóquio. A apresentação da obra cabe a Amélia Aguiar Andrade, da UNL.
Pretende-se focar as transformações ocorridas nos planos urbanos da cidade romana, medieval ou moderna, mas também em componentes como ruas, praças, quarteirões ou no edificado. Alguns destes elementos foram muito importantes na formação e desenvolvimento dos tecidos históricos, como as muralhas e as suas portas, que durante séculos condicionaram a morfologia urbana, mas cujo desaparecimento provocou significativas alterações. O público-alvo inclui arqueólogos, historiadores, arquitetos, historiadores da arte, geógrafos, engenheiros, economistas, juristas, decisores políticos, técnicos municipais e demais interessados. 
A comissão organizadora é formada por Maria do Carmo Ribeiro e Arnaldo Melo, docentes do Departamento de História da UMinho e investigadores do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. O encontro surge na sequência do colóquio homónimo realizado em 2011 e volta a convocar uma participação ampla. 
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Mai/2012)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *