Publicado em Deixe um comentário

13º Campeonato do Mundo Universitário de Futsal…a sorte está ditada!


Assim os grupos ficaram com a seguinte constituição: 
Grupo A: Portugal, França, Azerbaijão e Irão; Grupo B: Brasil, Omã, Espanha, Casaquistão. Grupo C: Rússia, Republica Checa, Nigéria e China. Grupo D: Ucrânia, Tailândia, Israel e Polónia.  
Destes, talvez os mais complicados sejam o Grupo A e B e por isso Portugal não terá a vida facilitada. 
O sorteio contou com as presenças do Reitor da UMinho, António M. Cunha, do Delegado Técnico da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Dr. Alim Neto, do Selecionador Nacional, Jorge Bráz, do Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Bruno Barracosa, do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Hélder Castro, do Presidente do Comité Organizador do Mundial, Luís Rodrigues e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Vítor Sousa.
 
Fernando Parente, Secretário-geral do Campeonato Mundial Universitário de Futsal esteve encarregue da apresentação oficial do evento, a qual culminou com a passagem de um vídeo de apresentação do mesmo. Posteriormente e após as intervenções dos presentes, decorreu o sorteio propriamente dito. 
O Campeonato
O Campeonato Mundial Universitário de Futsal decorrerá entre os dias 18 a 25 de agosto, na cidade de Braga, inserido no âmbito da Capital Europeia da Juventude 2012, uma organização atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) e com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
Este é já o 6º evento mundial, sobre a égide da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que se realiza em Portugal, e o 7º evento internacional de desporto universitário organizado na Universidade do Minho. 
O Campeonato Mundial Universitário de Futsal é um dos eventos com maior projeção de todo o calendário da FISU. Nesta edição estarão presentes 17 países, 16 equipas masculinas e 5 femininas, num total de cerca de 500 atletas. Entre os presentes, estão os maiores do futsal mundial, em termos de seleções e em termos de atletas, assim, e mais uma vez (Braga já recebeu em 98 outro mundial de futsal) Braga será palco para os melhores. 
Na qualidade de Presidente do Comité Organizador do Mundial, Luís Rodrigues, deu as boas vindas a todos os presentes, referindo ser este um dia importante para o evento e assegurando que “a organização tudo fará para oferecer aos participantes as melhores condições”. Desejando o sucesso para o evento e a “maior sorte para todos”.
 
Também o Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, quês deixar algumas palavras de incentivo, recordando o sucesso que foi o mundial de 98 e que agora as instituições organizadoras, já mais amadurecidas, com outra experiencia, farão certamente ainda melhor. 
Hélder Castro relembrou a grandiosidade do evento, os números envolvidos, as expectativas que recaem sobre ele, afirmando a sua “certeza no sucesso” do mundial e desejando que tudo corra pelo melhor. 
O Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Bruno Barracosa destacou na sua intervenção a vasta experiencia da UMinho, da sua Associação Académica e dos serviços desportivos neste tipo de eventos, afiançando que a FISU fez uma ótima escolha quanto aos organizadores deste evento. 
O Delegado Técnico da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Dr. Alim Neto, falou sobre a sua visita a Braga e às instalações onde se vai realizar o evento, dizendo que a Universidade do Minho tem ótimas condições, a organização já tem provas dadas, afirmando que espera o melhor. 
No final o Reitor, António Cunha deu as boas vindas ao evento, abrindo as portas a todos os participantes, afirmando que “a FISU fez a melhor escolha” para esta organização, pois a UMinho e a equipa que está à frente do desporto fazem-no acreditar que este será mais um sucesso como têm sido outras organizações internacionais desportivas de que a UMinho tem sido palco, afirmando que acredita vivamente na “equipa que está à frente de mais esta organização”. 
Texto: Ana  Marques
(Pub. Mai/2012)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *