Publicado em Deixe um comentário

Portugal dá mais um grande passo rumo às meias-finais

Esta era uma partida que se adivinhava complicada, frente a uma poderosa seleção turca, mas cientes da sua qualidade os portugueses não se atemorizaram e como referiu o treinador, Gabriel Oliveira ”a vitória foi para a melhor equipa em campo” – Portugal!”.


Nesta segunda jornada a equipa liderada por Gabriel Oliveira defrontava a poderosíssima Turquia, recheada de jogadores sub 23 e fisicamente muito fortes. Os turcos entraram bem no jogo e ganharam a vantagem no marcador logo no início. Mas Portugal tinha a lição ”bem estudada” referiu o treinador, e apesar da entrada de ”rompante” dos turcos, a equipa portuguesa conseguiu impor o seu jogo, tanto ofensivo como defensivo. Apenas o poderoso ”pivot” da Turquia, conseguia abrir espaço na defesa da equipa das Quinas.


A luta de Portugal na defesa era enorme e o resultado disso foi não só a reviravolta no marcador como a vantagem de 6 golos ao intervalo (12-18).





O iniciar da segunda parte com dois jogadores chave no limiar da desqualificação (José Rolo e Ricardo Pesqueira com 2 x 2 minutos), imponha alguns cuidados à equipa Lusa. Mas Portugal não se amedrontou e mesmo depois destes jogadores terem sido desqualificados por acumulação de 2 minutos, Portugal não cedeu. Os Turcos ainda se aproximaram no marcador, tendo conseguido chegar até aos 2 golos de diferença, mas o treinador português alterou a estratégia, passando de um sistema defensivo de 6:0 para 5:1, com esta transformação conseguiu confundir e atrapalhar o ataque turco que nunca mais se ”encontrou”.


Assim a seleção portuguesa não só dominou o resto da partida como ampliou a vantagem no marcador. No final e depois de um jogo muito bem disputado e muito inteligente por parte de Portugal, a vitória foi para a melhor equipa em campo: Turquia 28-Portugal 33. Um resultado que aumenta as esperanças Lusas de chegar não só à fase seguinte, mas ”nos cria expectativas de chegar ainda mais longe” afirma o treinador português.


A terceira partida da fase de grupos será contra a equipa anfitriã – a seleção brasileira, que apesar de ter sofrido uma derrota contra a China Taipei, continua a ser apontada como uma das favoritas na passagem às meias-finais. O jogo decorre às 20h00 locais em Blumenau, quando forem 24h00 em Portugal.


Texto: Ana Marques


Fotos: FADU


(Pub. Jun/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *