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SafeSpeed propõe novo paradigma para a sinalização rodoviária



O projeto SafeSpeed propõe modelos e relações entre segurança,
velocidade e o fluxo das estradas, desenvolvidos a partir da sua geometria e
características, enfatiza Paulo Pereira, presidente da Escola de Engenharia da
UMinho e investigador principal do projeto. “Falta muito trabalho para adequar
a sinalização rodoviária, não ao nível do comportamento do condutor, mas ao
nível das infraestruturas e ambiente rodoviário”, considera o professor
catedrático, revelando que “há diversas situações em que a infraestrutura
convida à prática de determinadas velocidades, que estão em contradição com a
sua sinalização”.
 

O projeto já está concluído e envolveu três fases – a estatística,
a análise da velocidade e a definição de um modelo de apoio à decisão para a
gestão da velocidade. Pretendeu desenvolver uma metodologia de gestão integrada
de velocidade aplicável ao planeamento, ao design geométrico e operacional e à
avaliação de desempenho de estradas. Tendo em conta uma série de ambientes que
justificam a adoção de limites de velocidade diferentes e condições específicas
de fluxo rodoviário, o objetivo aponta para um melhor conhecimento das
interações entre todos os utentes e as próprias estradas e os seus ambientes de
tráfego.

Com o fim de desenvolver uma ferramenta que defina limites de
velocidade adequados, o estudo, que já foi alvo de referências em conferências
e artigos nacionais e internacionais, tenta influenciar um novo paradigma de
sinalização, no controlo da velocidade nas estradas, pois segundo o
investigador “é importantíssimo definir aquilo que é uma velocidade segura,
para cada um dos contextos”.

O SafeSpeed envolveu 13 investigadores do Centro de Território
Ambiente e Construção (C-TAC) e o Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi),
ambos da UMinho, o Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente
(CITTA) da Universidade do Porto e o Centro de Investigação em Engenharia Civil
(CICEC) da Universidade de Coimbra. Contou ainda com a colaboração da
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da Estradas de Portugal.

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(Pub. Jul/2012)

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