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Professor da UMinho prova viabilidade do biodiesel puro para veículos



“Foram
gastos 1259 litros na
pick-up de biodiesel e 1216 na de gasóleo, ou
seja, só mais 3.5%, quando se esperava mais 10%. E as médias foram
respetivamente de 10.2 e 9.8 litros aos 100km, quando se previa bem mais”,
disse Jorge Martins, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da
UMinho. Feitas as contas
, a viatura com biodiesel queimou menos 5.9% de energia do que a
congénere, mas em contrapartida perdeu nos testes de aceleração,
seja a baixa altitude como a 4000 metros,
confirmando os testes prévios em banco de rolos. Porém, o
seu teor de
fumos emitido foi claramente inferior e de cor branca em vez de negra,
parecendo vapor.

“A
travessia foi promissora, em breve temos mais dados, estamos otimistas”, notou
Jorge Martins, que está de licença sabática no Brasil a investigar
sobre o uso do biodiesel. Estão a decorrer testes
aos óleos de lubrificação, densidade e poder calorífico de ambos os
combustíveis e foram abertos
os motores dos
Ford Ranger para inspecionar diferenças, entre outros aspetos. O único problema da viagem do Atlântico ao Pacífico ocorreu
nas duas noites
da equipa nos Andes,
com quase -10ºC. Deixámos o bidão de reserva no quarto para o biodiesel não
congelar, mas o que ficou nas tubagens do veículo congelou e de manhã tivemos
que aquecê-lo com água quente e ‘secadores de cabelo’.”

A “I Travessia Interoceânica Brasil-Peru” uniu as cidades de Salvador da Bahia e Ilo (ida e volta), atravessando ambientes
urbanos, de savana, selva, deserto e montanha, incluindo picos de calor e humidade
na Amazónia ou de frio e grande altitude nos Andes. O projeto liderado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia
(UFBA) tem apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia. O
B100 é 100% natural e produzido na Instalação
Piloto de Produção de
Biodiesel da UFBA, com óleo vegetal vindo de hospitais, restaurantes e
vendedoras de acarajé. O objetivo é apelar para o potencial da expansão dos
biocombustíveis e contribuir para novas tecnologias sustentáveis, eficientes e
inovadoras. O site oficial é travessiab100.com.

 

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(Pub. Ago/2012)

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