“
“O assistente virtual mostrou-se pró-ativo,
conseguindo interpelar e captar a atenção dos visitantes quando estes se
encontravam próximos do quiosque, tecer comentários consoante a atividade das
pessoas e disponibilizar de forma inovadora e atrativa informação sobre a
entidade e os respetivos produtos”, explica
Pedro Ribeiro, coordenador do projeto presente no evento que reuniu 1.573
expositores de renome internacional. “Este
tipo de solução é uma mais-valia para o marketing empresarial, uma vez que
permite acrescentar um cunho diferenciador”, acrescenta.
O
assistente virtual está integrado num quiosque de informação, constituído por
um ecrã de controlo horizontal que possibilita a interação e navegação no
catálogo através do multitoque e outro vertical onde se encontra o assistente.
Esta inovação pode ser aplicada em diversas vertentes, nomeadamente em sistemas
de assistência, jogos de computador,
terapias psicológicas, treinos, entretenimento educativo, arte, criatividade e
entretenimento, livros digitais e publicidade.
Tecnologia apoiada pelo ON2, QREN e FEDER
A solução foi desenvolvida no âmbito do projeto TOPIC SHOE, cujo objetivo foi a
utilização de assistentes virtuais no setor do calçado, de forma a fornecer
informações sobre os modelos apresentados no catálogo, o aconselhamento na
parametrização das cores e comparação de modelos, bem como o registo de
opiniões dos utilizadores.
Este projeto é cofinanciado pelo ON2 – Programa Operacional Regional do Norte,
pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta com a
parceria das empresas Jefar, Mind, Oficina Soluções, CTCP, Joaquim José Heitor
e Klaveness.
__________________________________________
Gabinete
de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade
do Minho
Tel.:
(+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax:
(+351) 253601105
E-mail:
gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2012)
“