Publicado em Deixe um comentário

Helena Sousa torna-se a primeira mulher a presidir o ICS


 

Helena
Sousa substituiu Miguel Bandeira
, tornando-se na primeira
mulher a presidir o Instituto em 36 anos, tendo convidado para o cargo de vice-presidentes
Teresa Ruão e Emília Araújo. Uma “gestão inteiramente feminina”, um dos aspetos
que o reitor António Cunha realçou no seu discurso, acrescentando que a sua
perceção é de que há “uma Escola unida em torno da 
sua presidente.”

Para Helena Sousa “é tempo para renovar as esperanças”. Apesar do “trabalho árduo”, afirma que no ICS estão “mais fortes, mais coesos e mais conscientes” das suas possibilidades. Um discurso com o foco no percurso do Instituto, nos resultados obtidos no último ano e na importância das Ciências Sociais. “As Ciências Sociais são uma reserva crítica absolutamente vital para as nossas sociedades”, acrescenta.

Professora catedrática na Universidade do Minho, Helena Sousa, doutorou-se em Política da Comunicação pela City University, em Londres. No ICS são múltiplos os cargos que ocupa: membro do Conselho Científico, professora e membro da comissão coordenadora do Departamento de Ciências da Comunicação, diretora do doutoramento em Ciências da Comunicação, membro da comissão diretiva do doutoramento em Estudos Culturais e, ainda, investigadora e membro da comissão científica do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS).


 

No plano internacional, é editora do “Sage – European Journal of Communication” preside à secção de Política Económica da Associação Internacional para a Investigação dos Media e Comunicação (IAMCR), é full member da rede EuroMedia Research Group e colabora com o Observatório Europeu do Audiovisual (Conselho Europeu). Helena Sousa coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais, além de orientar teses de mestrado e doutoramento. Publicou cerca de 50 livros e capítulos de livros, dezenas de artigos científicos arbitrados e proferiu comunicações em 21 países dos cinco continentes. 


Texto e Fotografia: Amália
Carvalho


(Pub. Abr/2013)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *