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Os
12 alunos com as três menções honrosas tiveram orientação do professor José
Precioso, do Instituto de Educação da UMinho. O trabalho “Sinistralidade
rodoviária associada à distração causada pelo uso do telemóvel”, de
Daniela Miranda, Joana Dantas Soares, Joana Eduarda Braga e Joana Duarte,
mostra que um número muito significativo de pessoas conduz ao telemóvel, com ou
sem kit mãos livres, o que afeta claramente a distração cognitiva. Conclui-se
que a lei é insuficiente neste campo, sendo preciso campanhas de sensibilização
e a obrigatoriedade da Educação Rodoviária nos currículos escolares, tal como
noutros países.
O
estudo “Cedência de passagem nas passadeiras. Pensar e agir para evitar
comportamentos de risco”, de Catarina Novais, Cláudia Araújo, Diogo
Gonçalves e Sara Moniz, propõe a construção de passadeiras que detetam a
presença do peão, avisando o condutor luminosamente da sua presença. Vinte por
cento das vítimas mortais nas nossas estradas são peões. Já o trabalho
?Segurança e prevenção rodoviária nos manuais escolares de Ciências Físicas e
Naturais”, de Ana Filipa Fernandes, Helena Antunes, Júlio Gomes e Soraia
Oliveira, alerta que este tema é uma lacuna nos manuais de Ciências do 9º ano,
obrigando os docentes a outras estratégias pedagógicas e à revisão dos manuais.
O
júri do concurso incluiu representantes da Fundação da Juventude, Autoridade
Nacional de Segurança Rodoviária, Instituto de Seguros de Portugal, Automóvel
Club de Portugal, ANECRA, Associação Zona Segura e o especialista Amadeu Pires.
A iniciativa desafia os alunos a perspetivarem novas abordagens sobre prevenção
e segurança rodoviária e a identificarem possíveis saídas, que tendam a
diminuir os acidentes e as mortes nas estradas portuguesas. Os acidentes
rodoviários são a principal causa mundial de morte dos 10 aos 24 anos, tirando
a vida a 400 mil jovens por ano.
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(Pub. Mai/2013)
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