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XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia


O
Congresso tem realização bianual e alternada nas cidades de Braga e da Corunha,
cabendo a organização desta XII Edição à Universidade do Minho, tendo como
Presidentes da Comissão Organizadora, o Prof. Bento Silva (U. Minho) e o Prof.
Alfonso Barca (U. Corunha), e como Presidentes da Comissão Científica o Prof.
Leandro Almeida (U. Minho) e o prof. Manuel Peralbo (U. Corunha).

Para
esta XII Edição foram apresentadas cerca de 850 propostas de comunicações, de
700 investigadores e académicos, provenientes de todas as Universidades de
Portugal, de todas as Universidades da Galiza, bem como de outras Regiões de
Espanha, e ainda de muitas Universidades de vários estados do Brasil (destacando-se
a presença de mais de uma centena de investigadores brasileiros), e de outros
países da América Latina (como México, República Dominicana e Colômbia), bem
como de Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Respeitando
a multidimensionalidade dos processos da educação, assim como a multiplicidade
de contextos em que ocorre, os responsáveis converteram o congresso num espaço
privilegiado de diálogo de várias áreas das Ciências da Educação. Neste
sentido, o Congresso contempla catorze áreas temáticas: Conflitos e Mediação
Escolar; Desenvolvimento Vocacional e Carreira; Direitos Humanos, Educação e
Desenvolvimento; Educação, Desenvolvimento e Expressões Artísticas; Família,
Escola e Comunidade; Formação de Professores e Agentes Educativos; Formação e
Transição para o Mundo de Trabalho; Interculturalidade, Inclusão Social e
Educação; Modelos e Práticas de Avaliação; Motivação e Aprendizagem;
Necessidades Educativas Especiais; Políticas e Reformas do Ensino Superior;
Tecnologias e Comunicação Educativa; Transições e Desenvolvimento ao Longo da
Vida.

As
Conferências e Painéis de Debate, Plenárias, estão centradas na educação
pública, inclusão e inovação educativa, refletindo-se sobre novas respostas
educativas para os tempos de crise que atravessamos.

Neste
sentido, a Conferência de Abertura, a cargo de Ángel Gabilondo, prof.
catedrático da Universidade Autónoma de Madrid (ex-Ministro de Educação de
Espanha), abordará a temática O Sentido da Escola Pública em Tempos de Crise.
A segunda conferência será proferida pelo prof. catedrático Miguel Clemente
Díaz, da Universidade da Corunha, sobre a temática do Conflito, Violência e
Convivência Escolar
, e a Conferência de Encerramento, a cargo do
prof. catedrático Paulo Dias (Reitor da Universidade Aberta) abordará a temática
dos Cenários de inovação na EaD e E-learning.

Haverá
ainda dois Painéis de Debate, um sobre as Necessidades Educativas Especiais
– Práticas e limites da inclusão educativa
, que será coordenado pelo
prof. Manuel Deaño (Univ. Vigo), contando com intervenções de David
Rodrigues (Instituto Piaget), Ana Serrano (Univ. Minho) e Teresa Nuñez Mayán
(Univ. Corunha); e o outro Painel debaterá as questões do Desenvolvimento
profissional e integração laboral
, sendo coordenado pela profª. Maria
do Céu Taveira (Univ. do Minho), contando com intervenções de José Luis
Mira Lema (Conselheiro de Educação e Ciência, em Bruxelas, do Governo de
Espanha), Neves Arza Arza (Univ. Corunha) e Narciso Moreira (Diretor de
Projetos da empresa betweien ? challenge and success).


Fonte: Serviço de Informação, Comunicação e Imagem do IE


(Pub. Set/2013)

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