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Lions Clube de Braga mobilizou sociedade civil contra o abandono escolar na UMinho



As duas iniciativas culminaram num Jantar de
Gala, promovido pelo Lions Clube de Braga, que dessa forma, e juntando uma
vasta amostra da sociedade bracarense (cerca de 350 pessoas) comemorou o seu
39º aniversário, agradecendo a todas as empresas patrocinadoras das bolsas, bem
como a todas as personalidades presentes, o contributo dado a favor dos
estudantes da UMinho para que não desistam do ensino superior por razões
económicas. O Jantar decorreu no passado dia 26 de outubro, no Hotel Meliá, em
Braga.

O Jantar contou com a presença dos
representantes das 50 empresas “amigas”, patrocinadoras das 50 bolsas, sendo
elas: IDEALDRINKS; Mármores Centrais do Minho, S.A; FIORIMA, S.A; FDS Portugal;
SEPREM- Serviços de Precisão do Minho; ALEXANDRE BARBOSA BORGES S.A;
TLCI-AUTOMOVEIS S.A; VILAMINHO – Inovação Imobiliária, S.A; Torneiras Roriz
S.A; Vértices & Texturas Lda; DVM GRIOUP SGPS S.A; COSMOVILA; RP INDUSTRIES
S.A; A. Silva, Lda; ML SGPS, S.A; Pavimentos Pré-Esforçados Império, Lda;
FLOSEL – Instalações Elétricas e Hidráulicas, Lda; SOCICORREIA -Investimentos
Imobiliários, Lda; BRAGALUX – Montagens Elétricas, S.A; CASAIS – Engenharia de
Construçao, S.A; Construções Europa Ar-Lindo, S.A; TRABALHATLÂNTICO – Unipessoal, Lda; LABINA – undição Injetada Lda; Lacatoni Desportos, Lda;
EUROTUX INFORMÁTICA S.A; CardMobilli, S.A; CASO – onsultores; KSR, S.A; Vieira
e Marques, Lda; REALPERITOS, PERITAGENS E AVALIAÇÕES Lda; SABSEG, SGPS S.A; DG
SGPS; EnerMeter – Sistemas de Medição, Lda; Domingos e Silva Teixeira S.A; Hidra – Tecnologia de Informação e Conteúdos Lda; ATP; BES; F3M – Information
Systems, S.A; Primavera PBSS; ETICADATA SOFTWARE Lda; Jorge Francisco Pinheiro,
S.A; STRATA, UNIPESSOAL Lda; Ilídio Mota – Petróleos e Derivados, Lda;
GOLDENGATE, S.A; WINTOUCH; Bragaparques; Torrestir Transitários; Profimetrics;
Laboratório Hilário Lima; PACHA OFIR; Ideias Aritméticas.

Para além destas, o evento contou ainda com a
presença do Reitor da UMinho, Prof. Antonio Cunha, do Presidente da AAUM,
Carlos Videira, do Governador do Lions, Jorge Coutinho, do Arcebispo Primaz de
Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente do Lions Clube de Braga, Paulo Rodrigues, de representantes de todas as escolas
e institutos da UMinho, elementos da equipa reitoral e diretores de serviços da
Universidade, entre muitas outras individualidades.


Esta campanha resultou num
valor “muito significativo” como nos constatou o reitor, Antonio Cunha. O fundo
social de emergência é constituído por um valor de 120 mil euros, dotação da
Universidade, por isso “50 mil euros tem um peso muito significativo, mas do
que isso, desde que haja um estudante que não deixe de estudar por razoes
económicas devido a estas iniciativas, isso já justifica todo este esforço”.

Também o Presidente do Lions Clube de Braga,
justificou a iniciativa como sendo em prol de uma causa muito nobre, referindo
que “trata-se de uma situação de emergência social, o que fizemos foi mobilizar
a sociedade no sentido de dar um forte contributo para que o abandono escolar
por causas económicas seja ultrapassado”. A atribuição das bolsas resultantes
deste contributo será posteriormente da responsabilidade da Universidade. Paulo Rodrigues afirma ainda que “conseguimos 50
bolsas resultantes de 50 empresas, por isso os objetivos a que nos propusemos foram
alcançados na plenitude”.

O fundo social de emergência da UMinho foi
constituído de forma a que, não fosse algo apenas da Universidade, mas um
projeto aberto à sociedade, por isso, para além da dotação da Reitoria,
qualquer entidade ou pessoa pode contribuir para o mesmo era importante que o
fundo estivesse aberto à contribuição da sociedade civil, fosse através de
dádivas, ou qualquer outra forma de angariação “toda a ajuda é bem vinda para
reforçar o fundo que ajuda estudantes em dificuldades” disse Carlos Videira.

Segundo este, a iniciativa poderá vir a ser
repetida em anos posteriores “será importante continuarmos com este tipo de
iniciativas até do ponto de vista do que simbolizam, a crença da sociedade
civil nos estudantes e no ensino superior”.


Já Antonio Cunha, reiterou a ideia, referindo
que “era muito bom que isto pudesse ser feito anualmente, acho que há condições
para isso”. Mas segundo o reitor, isto coloca uma responsabilidade grande na
Universidade, no sentido de esta se abrir mais ao exterior, abrir-se ao “escrutínio da sociedade”, para este “é um desafio muito interessante, um bom
exemplo do que se passa nos melhores locais do mundo”, algo muito usado nas
sociedades americanas e que “temos de aprender a fazer, queremos agarrar o desafio
com as duas mãos” disse.

Esta
Campanha promovida pelo Lions Clube de Braga, no contexto de ajuda às
universidades, foi algo novo “com esta dimensão nunca houve nada do género em
Portugal” afirmou Antonio Cunha.

“O Lions Clubs Internacional é a maior organização mundial de Clubes de serviço
voluntário, atuando através do envolvimento comunitário e cooperação
internacional  com 1,3 milhão de sócios que trabalham juntos para
responder às necessidades que desafiam as comunidades, e neste momento,
agrupam-se em 45.000 Clubes espalhados por 206 países e regiões.”


Texto: Ana Coimbra

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Out/2013)

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