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“É na diversidade, sempre com marca obrigatória, que se encontra o fio condutor da política cultural da Universidade”



Criado formalmente em 1989, o Conselho Cultural leva já 24 anos a
dinamizar a cultura na Universidade do Minho, assegurando a ligação das
unidades culturais com a comunidade, bem como, mostrando à comunidade
envolvente, toda a dinâmica cultural existente na Academia. O UMdicas esteve à
conversa com a sua presidente, Prof. Doutora  Ana Gabriela Macedo, para
saber mais sobre este órgão da Universidade, sobre a sua dinâmica, projetos,
saber como correu a 4ª Edição do Festival de Outono e sabermos um pouco mais
sobre a cultura gerada e vivida na UMinho.

 

O que é o Conselho Cultural da
UMinho, qual o seu âmbito de atuação e objetivos?

O Conselho Cultural é um órgão colegial de aconselhamento/consulta do
Reitor e do Conselho Geral em matérias de política cultural da Universidade do
Minho. Tem ainda a função de coordenar a atividade das Unidades Culturais que
são um património singular e de valor inestimável na Universidade do Minho e
cuja grande vitalidade está bem patente nas suas atividades específicas. São
elas, o Arquivo Distrital de Braga e a Biblioteca Pública de Braga,
instituições que ocupavam o edifício onde foi instalada a Reitoria, tendo
constituído as duas primeiras Unidades Culturais. O Museu Nogueira da Silva
surgiu de um valioso legado patrimonial, do qual decorreu igualmente o Centro
de Estudos Lusíadas, tendo este como objetivo o estudo e a investigação da
cultura portuguesa. Os projetos de intervenção urbana, investigação e formação
especializada deram origem às Unidades de Arqueologia e de Educação de Adultos.
A Casa Museu Monção resultou de um legado, auto sustentado, e tem como missão a
dinamização cultural do Alto Minho.

No Conselho Cultural consideramos como objetivos prioritários atingir
novos públicos e traze-los à Universidade. Realizar iniciativas inovadoras,
como seja exposições em parceria, debates e conferências sobre temas da
atualidade, explorando diversas sensibilidades, suscitando a reflexão sobre
diversos temas de índole cultural.

A promoção da Cultura com as Unidades Culturais da Universidade, dando
relevância ao desenvolvimento de atividades nas cidades onde a Universidade
está implementada, é outro dos objetivos, bem como a promoção do diálogo intercultural,
com expressão em iniciativas conjuntas da comunidade académica e a envolvente
onde está inserida.

 

Por quem é constituída a sua
direção?

O Conselho Cultural é, no presente, dirigido por uma Presidente
coadjuvada por um Vice-Presidente e tem uma Comissão Permanente que é
constituída pela presidência e pelos responsáveis de todas as Unidades
Culturais. Existe ainda um plenário do qual fazem parte além da Comissão
Permanente, um estudante e 10 membros externos, integrando personalidades externas
à Universidade com intervenção relevante no domínio da cultura.

O que motiva a sua Presidente e restante direção no cumprimento destas funções à frente do Conselho Cultural?

Poder contribuir para dinamizar uma área vocacional da própria Universidade, de uma perspetiva nova, contemporânea, congregando desígnios culturais e cívicos diversificados.

 

 

Como se define e desenvolve a
política cultural da Universidade e quais os principais fios condutores?

A Universidade é, por definição um lugar de cultura, de culturas, de
diversidade. Há uma preocupação transversal às diversas áreas científicas, de
elevar a sua intervenção a uma participação cívica que projete a cultura
humana, com abordagens diferentes que fazem eco das várias sensibilidades que
decorrem também das diferentes áreas do saber, umas de cariz mais humanista,
outras de nota mais experimental ou científica.

Assim, é na diversidade, sempre com marca obrigatória de qualidade, que
se encontra o fio condutor da política cultural da Universidade.

Há ainda que enfatizar a preservação do património cultural da
Universidade. Neste caso às Unidades Culturais, a umas mais que outras, tem
competido zelar, preservar, difundir, tornar acessível muitos dos tesouros que
integram os seus acervos e os legados de que a Universidade tem sido objeto. Há
ainda a preservação do património edificado, este constitui em certos casos,
uma autêntica preciosidade.

 

Para além do Festival de Outono,
quais têm sido as iniciativas mais importantes promovidas pelo Conselho
Cultural ou nas quais tem participado?

Temos realizado algumas parcerias, nomeadamente com Serralves, e outras
instituições e associações culturais nacionais e estrangeiras que se têm
revelado muito profícuas. Nesse contexto realizamos exposições, conferências e
debates de que são amostra a Exposição sobre Poesia Experimental Portuguesa, a
Exposição sobre Os Irmãos Grimm – Vida e Obra, que incluiu conferências e
visitas guiadas, ou, mais recentemente, um espetáculo sobre os 150 anos da
publicação de Rosalía de Castro – Cantares gallegos, em parceria com o Conselho
da Cultura Galega; o evento “Itinerários Irlandeses” com projeção de
filme, palestra e debate, espetáculo de música e dança com a presença de
aristas irlandeses; a exposição Imagens de Nada – Pintura sobre Macau ou a exposição
fotográfica “The Guilty”, em parceria com os Encontros da Imagem.

 

Como correu a 4ª edição do
Festival de Outono?

Foi uma edição fantástica! Este ano, com um orçamento ainda mais
reduzido, conseguimos fazer autênticos milagres, já que crescemos em nº de
espetáculos e diversidade, internacionalizámos o Festival, com a colaboração do
Conselho da Cultura Galega, o público aderiu como nunca e a qualidade da oferta
foi topo de gama.

A motivação das Unidades Culturais para o evento é grande e a
colaboração obtida junto dos agentes culturais de Braga e Guimarães é
insuperável.

A adesão do público foi muito boa e a da comunidade académica também.
Os alunos Erasmus e estrangeiros em geral aderiram massivamente e os alunos de
2º e 3º ciclos de estudo são os primeiros a fazer inscrições nos Workshops e
nas visitas programadas.

O feedback é muito positivo, pedem-nos que realizemos mais eventos. As
pessoas gostam dos concertos e dos espetáculos que ficam completamente lotados.
Perguntam recorrentemente se não têm de pagar ingressos. A este propósito, é
conveniente dizer que a participação no Festival de Outono é totalmente
gratuita. Trata-se de uma oferta da Universidade a toda a comunidade e isso é
muito bem recebido.

Este ano crescemos também nas parcerias com os Encontros de Imagem. A
colaboração muito diversificada de instituições neste Festival traz contributos
muito positivos. A este propósito vale a pena referir os parceiros da edição
deste ano: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Instituto Confúcio, Associação
Académica da Universidade do Minho, Rádio Universitária do Minho (RUM),
Orquestra da Universidade do Minho, Museu Alberto Sampaio (Guimarães), Paço dos
Duques de Bragança (Guimarães),Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Museu dos
Biscainhos (Braga) Museu de Tibães (Braga), Arte Total – Centro de Educação
pela Arte, Sociedade Martins Sarmento (Guimarães), Museu da Imagem (Braga) e
Encontros de Imagem, Academia de Música de Viana do Castelo, Consello da
Cultura Galega, Embaixada Lomografica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de
Braga, Grupo de Teatro Thiasos – Teatro Clássico da Universidade de Coimbra,
Direção do Curso da Licenciatura em Teatro da UM.

Qual é o principal objetivo
deste festival e quais as sinergias que se criam com os diversos públicos?

O mote é poder contribuir para a integração dos novos alunos da
Universidade do Minho, nas cidades de Braga e Guimarães, e dar-lhes a conhecer
uma outra face da sua Universidade, não necessariamente a pedagógica, mas
cultural num sentido mais lato.

A verdade é que o Festival de Outono se torna mais que isso, já que a
adesão de segmentos de público muito diverso tem sido uma constante.

 

Já existem novas ideias para a
próxima edição?

Estamos sempre a inovar. Haverá necessidade de melhorar alguns aspetos
e de renovar outros.

 

Sente que a cultura é uma área valorizada
na UMinho?

Estamos numa Universidade, como não valorizar a cultura? Não é sequer
questionável. O que é discutível são as abordagens, as prioridades. Nós,
preferencialmente, gostaríamos de fazer essa valorização da cultura de uma
forma contemporânea, e é isso que temos procurado. Trazemos também a
necessidade de nos relacionarmos com os agentes culturais locais. As sinergias
geradas nas colaborações estabelecidas com aqueles têm trazido uma lufada de ar
fresco e a confirmação de que vale a pena trabalhar em rede. Todos temos a
ganhar.

Outro sinal positivo desta gestão do Conselho Cultural é o apelo direto
à colaboração das Escolas e Institutos, através dos seus Departamentos. Tem
sido muito positiva essa interligação e as realizações conseguidas até agora.
Trata-se de algo que julgamos pertinente continuar a explorar. Realizar
exposições, fazer conferências ou outras atividades a partir de um mote dado
por áreas científicas específicas e diversificadas foi uma experiência
gratificante.

De resto, temos vindo a dar continuidade a
atividades que estavam já consolidadas como estruturais ao Conselho Cultural, como
seja a Revista FORUM e o Prémio Victor Sá de História Contemporânea, totalmente
sustentado pelo mecenato, considerado o mais prestigiado Prémio nacional,
destinado a jovens investigadores daquele período da História. Estas são
referências já consagradas da Universidade do Minho que nos compete honrar e
dar continuidade. Na Revista FORUM temos procurado criar áreas novas,
introduzindo artigos de opinião, com o tal caracter contemporâneo que perpassa
a nossa intervenção.

 

Texto: Ana Coimbra

 

Fotografia: Nuno Gonçalves

 

 

(Pub. Nov/2013)

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