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A influência dos media na tomada de decisões na UE



“A falta de
comunicação e divulgação de medidas europeias”,
foi um dos assuntos destacados
por André Miguel Rodrigues, vereador da Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso e
Engenheiro Civil.

O
peso dos média na construção da imagem dos consumidores de informação acerca da
UE, “é muito distinta dos EUA”, afirma Luís Santos,
professor e Investigador no Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho.
As culturas politicas, económicas e sociais distintas têm a sua influência na
forma como é concebida a cultura mediática.

“Esta
forma exagerada de olharmos para os assuntos europeus [mediatizando as ações da
UE] levou a que não se discutisse coisas relevantes”, afirma Luís Santos, que
defende que o jornalismo deve dar as ferramentas para que os cidadãos possam
refletir e tomar as suas decisões com base na informação transmitida pelos
media.

A
organização do discurso, tanto pelos media, como por quem está no poder,
reflete-se nas opiniões dos consumidores. A construção da “imagem de uma Europa
que impõe regras”, relata Luís Santos.

O
papel dos media assume uma responsabilidade politica acrescida na transmissão
de informação da UE, dado que os meios de comunicação são os atores políticos
para a transmissão da informação que chega ao leitor.

Desta
forma, os comportamentos dos políticos também são influenciados pelos media,
que relatam e mediatizam os seus comportamentos.

A
conferência foi aberta a todos os interessados, sendo o público presente, na sua
maioria alunos e docentes do curso de Ciências da Comunicação.

 

Texto: Alexandra Delgado


(Pub. Mar/2015)

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