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As
cientistas do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho
foram distinguidas pela comunicação “Avaliar para aprender: Um estudo sobre
conceções e práticas de avaliação com estudantes e docentes do Ensino
Superior”. O trabalho apresenta os resultados da primeira fase do estudo
alusivo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e que envolveu
234 alunos e 65 docentes de Ciências Exatas, Engenharia e Ciências Sociais de
duas universidades públicas portuguesas.
A
pesquisa aponta para tensões entre conceções e práticas de avaliação após a
implementação do Processo de Bolonha, com os métodos tradicionais, como testes
e exames, ainda a dominarem face a métodos alternativos, como portefólios e
trabalhos de projeto em equipa. Se por um lado os docentes e alunos valorizam a
avaliação formativa e o uso do feedback para potenciar a aprendizagem,
por outro admitem constrangimentos, nomeadamente a falta de tempo, o número de
alunos por turma, a cultura académica predominante e a necessidade de formação
e apoio neste domínio.
A
equipa de investigação vai realizar em 2016 um projeto de intervenção/formação
neste âmbito. A abordagem da “avaliação para a aprendizagem”, que recorre a
mecanismos contínuos de feedback entre professor e aluno para ajustar
estratégias de ensino e das atividades de aprendizagem, é apontada como base
para a inovação pedagógica no ensino superior. Na prática, proporciona
experiências significativas como o envolvimento ativo dos estudantes, maior
apoio do professor, design curricular flexível, oportunidades de diálogo formal
e informal, aprendizagem entre pares, oportunidades de investigação e
aprendizagem autorregulada e autónoma com efeitos na aprendizagem e nos
resultados académicos dos alunos.
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(Pub. Jan/2015)
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