“
A 10ª edição da RoboParty® realiza-se nos dias 17 a 19 de Março de 2016, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, depois do enorme sucesso das oito edições anteriores, onde quase 600 jovens aprendem a construir e programar robôs móveis e autónomos.
Organizada pela Universidade do Minho (Grupo de Automação, Controlo e Robótica do Dep. de Eletrónica Industrial, da Escola de Engenharia) e pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, este evento pedagógico ensina a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e fair-play.
Trata-se de um evento de 3 dias e 2 noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a construir e programar um robô com as suas próprias mãos – no final o robô fica para a equipa. Este ano estão inscritas 144 equipas provenientes dos mais variados pontos de norte a sul do país, e ainda equipas vindas expressamente do Brasil, Dinamarca, e Reino Unido, o que traduz o sucesso do evento. A faixa etária predominante é entre os 15 e os 18 anos, tendo o participante mais novo 9 anos e o mais experiente 66 anos de vida.
O robô que será construído é o robô Bot’n Roll ONE A, compatível com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a cada equipa um kit robótico em peças do robô ‘Bot’n Roll ONE A’, e durante o evento é lecionada formação em eletrónica e programação que possibilita a construção do robô por cada equipa [montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados e apoiados por cerca de 90 alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. No final participam em algumas provas de robótica (ver secção Provas) extremamente divertidas que permite testar o desempenho do robô, destacando-se a prova de dança que ocorre no Sábado pelas 14h00.
Os professores que acompanham as equipas têm agora o seu trabalho e dedicação reconhecidos através da acreditação da sua formação, com 1.2 unidades de crédito. Os temas abordados nesta formação são programação Arduino, impressoras 3D e linguagem Processing.
Não dispensamos a ajuda de cerca de 120 elementos da organização e voluntários, sendo a maior parte deles estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, que trabalham na formação dos participantes, nas atividades lúdicas e desportivas, bem como na complexa logística necessária a este tipo de evento.
A RoboParty é aberta ao público, com entrada gratuita, entre as 9:00 e as 22:00 na Quinta-Feira e entre as 09h00 e 18h00 de Sábado.
Programa – Aspetos importantes
Em relação ao programa, o evento tem início com a sessão de abertura solene que decorre na Quinta-Feira pelas 10:00AM no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães (GPS: 41.453300,-8.286131), estando convidada a participar toda a comunidade. Esta sessão conta com a presença de:
– Prof. António Cunha Sr. Reitor da Universidade do Minho
– Dr. Domingos Bragança Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
– Prof. João Monteiro Presidente da Escola de Engenharia
– Prof. Nuno Lau Presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica
– Prof. Rosa Vasconcelos Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM
– Prof. Ricardo Machado Diretor do Centro Algoritmi
– Entre outros ilustres convidados.
Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento durante 3 dias seguidos, decorrem várias atividades lúdicas e desportivas nas quais todos podem participar. Este ano destaca-se:
– Mini jogos sem fronteiras com pólo aquático
– Aula de Jump (trampolins)
– Torneio de Ténis de Mesa
– Torneio de Xadrez
– Torneio de Badminton
– Demonstrações de Patinagem Artística
– Demonstrações de Rope Skipping (CRST Molinhas presentes no Got Talent Portugal)
– Atuação da Tun’ Obebes: Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho
Temos ainda música adequada com DJ durante o evento, internet wireless, demonstração de gadgets, demonstração de vários robôs móveis e autónomos, etc.
Mais pormenores sobre o evento:
– Algumas fotos das edições anteriores (com qualidade) disponíveis em:
http://www.roboparty.org/w/Fotos_Guimaraes2015.php
– O programa do evento está disponível no site oficial em:
http://www.roboparty.org/pdfs/Programa_RoboParty_2016.pdf
– O poster oficial do evento está disponível no site oficial em:
http://www.roboparty.org/Imagens/Poster_RoboParty2016.jpg
– As dúvidas mais frequentes sobre o evento, são esclarecidas no nosso site oficial em:
http://www.roboparty.org/faqs.php
Provas
De forma a testar o desempenho do robô, existem provas que são sempre muito divertidas onde os robôs atuam de forma completamente autónoma, sem intervenção humana. Estas provas realizam-se no último dia e atraem muito público! São o momento alto do evento. Existem três provas:
– Prova de Obstáculos (Sexta, dia 18 de Março)
o Cada robô terá que se desviar de obstáculos através de sensores infravermelhos, montados na parte frontal do robô
– Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-2CUgUP3SZg
– Prova de Perseguição (Sábado, dia 19 de Março)
o Dois robôs são colocados lado-a-lado numa pista onde têm que seguir uma linha preta através de sensores apropriados. Vence o mais rápido a chegar à meta. É uma prova emocionante!
– Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wlcwjX9FvAI
– Prova de Dança (Sábado, dia 19 de Março)
o Este é o ?momento alto? da RoboParty. Esta prova consiste numa coreografia elaborada por robôs de 4 equipas, que combinam um tema, e onde os 4 robôs dançam de forma autónoma e sincronizados ao ritmo de uma música. Os robôs são devidamente decorados pelas equipas (por miúdos e graúdos), que conseguem criar efeitos fantásticos, de uma criatividade só vista.
– Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Fd-fliVBnHE
KIT RoboParty® – Bot’n Roll ONE A
O KIT robótico que os participantes constroem é compatível com Arduíno, tendo sido especificamente desenvolvido para a RoboParty® pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho.
O kit Bot?n Roll ONE A foi desenvolvido a pensar nos jovens. E fácil de construir, permite ligar muitos mais dispositivos, tem um processador mais rápido, e está mais apelativo. Os participantes têm que montar a parte mecânica, montar a placa eletrónica, soldar os componentes e programar em linguagem C com recurso ao IDE Arduíno. O Kit é fácil de construir, é expansível, e pode ser usado em várias competições de robótica nacionais e internacionais.
Fonte: organização da RoboParty
(Pub. Mar/2016)
“