Publicado em Deixe um comentário

UMinho recebeu Nobel da Física



Perante um auditório quase lotado, a sessão de
abertura deste importante evento contou com a presença de Alexandre
Quintanilha, presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da
República, Hélder Pais, em representação do diretor-geral de Educação do
Ministério da Educação, Maria Conceição Abreu, presidente da Sociedade
Portuguesa de Física, além de António Cunha, reitor da UMinho, Nuno Peres,
vice-presidente da Escola de Ciências, José Carmelo, em representação do
Departamento de Física, e Bernardo Almeida, da comissão organizadora do evento.

Após estas intervenções, seguiu-se então a palestra
do Nobel, Arthur McDonald, que falou das oscilações do neutrino (a segunda
partícula mais abundante do universo) e de mais alguns temas relacionados com
esta temática.

Após o término da sua intervenção, o Professor
da Universidade de Queens declarou à AAUM Tv sentir-se “lisonjeado por ver
tantos jovens no público, particularmente alunos do ensino secundário”,
elogiando ainda a forma como em Portugal se está a conseguir envolver na
ciência os alunos do secundário.

Arthur McDonald prosseguiu dando destaque ao “importante papel que os cientistas portugueses tiveram no seu sucesso na
conquista do Nobel” e deixou votos que isso “sirva de inspiração para os jovens
portugueses, para que estes percebam que a ciência pode ser divertida e que
podem fazer coisas muito importantes” através desta.

Para Bernardo Almeida, membro da Comissão
Organizadora, a presença do Professor McDonald ?é muito significativa para a
Universidade do Minho e demonstra como esta está bem relacionada quer a nível
nacional, quer a nível internacional, com as instituições que fazem
investigação de ponta a nível mundial?.

O programa de três dias contou ainda com mais
de 150 comunicações, distribuídas por uma dezena de painéis dedicados à física
médica, à física das partículas, à astronomia, à matéria condensada, à ótica,
aos coloides e fluídos, entre outros. Houve também oficinas pedagógicas,
dirigidas a professores do ensino secundário, com atividades experimentais,
simulações e ações a promover em contexto de aula.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Set/2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *