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Avaliação e sucesso escolar estiveram em discussão na UMinho



Organizado pelo Centro de Investigação em Estudos da
Criança da Universidade do Minho (CIEC-UMinho), entre os oradores estiveram o
secretário de Estado da Educação, João Costa, diretores de escola, professores
e investigadores da área, da Universidade de Lisboa, da UMinho, da Universidade
do Porto e da Portucalense, contando também com Walther Tessaro (Suíça),
vice-presidente da Associação Europeia para o Desenvolvimento de Metodologias
de Avaliação em Educação e Ana Margarida Penha, em comissão de serviço na
Inspeção-Geral de Educação e Ciência.

Num tempo em que a avaliação tem vindo a assumir uma
inegável centralidade nas políticas educativas e curriculares, urge refletir
sobre os modos de avaliação e os seus efeitos na melhoria das aprendizagens e
nos resultados escolares dos alunos. “(…) é fundamental conhecer as políticas
de avaliação das aprendizagens dos estudantes e perceber as tendências e os desafios
do panorama nacional e internacional”, realça Maria Assunção Flores do CIEC.

Qual é o papel ou o contributo dos testes/provas/exames
nacionais na avaliação e na aprendizagem dos alunos. Que conceções de avaliação
e de aprendizagem estão subjacentes às políticas de avaliação das aprendizagens
dos alunos. O que nos dizem os quadros normativos da avaliação no contexto
internacional e português. Estas foram algumas das questões em discussão nos
dois dias de congresso.

O congresso incluiu, também, a perspetiva dos alunos presentes
no auditório. É “para eles e por eles que estamos aqui?, disse o representante
do CIEC, Fernando Ilídio, realçando que este é o único em Portugal com foco
específico na criança que, considerada segundo a Convenção dos Direitos da
Criança, até aos 18 anos de idade. Este é um campo de estudos com a
particularidade de trabalhar com equipas multidisciplinares, procurando “compreender o mundo através das crianças”, as quais “têm estado muito ausentes
da investigação”. “Não se trata apenas de produzir investigação sobre as
crianças, mas com as crianças”, concluiu.

Nas palavras de Sandra Fernandes, representante do
Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, este deverá
ser “o primeiro congresso internacional de muitos”, deixando desde logo o
convite a que o próximo congresso seja realizado nas instalações da sua
Universidade.

A abertura do congresso viria a ser marcada pela
conferência inaugural a cabo de Auli Toom, especialista da Finlândia, país
conhecido pelo sucesso do seu sistema de ensino. O congresso incluiu, ainda,
workshops e a apresentação do livro «Avaliação das Aprendizagens e Sucesso
Escolar – Perspetivas Internacionais», que deu mote ao encontro e pretende “contribuir para o debate nacional para esta temática”.

 

Texto: Rute Rita Maia

Fotografia: Governo de Portugal

 

(Pub. Nov/2017)

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