SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Enterro da Gata 2024 terá como tema “A Gata é quem mais ordena”

Enterro da Gata 2024 terá como tema “A Gata é quem mais ordena”

Numa alusão aos 50 anos do 25 de abril, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) elegeu como tema para as Monumentais Festas do enterro da Gata 2024, “A Gata é quem mais ordena”. O evento decorrerá de 3 e 10 de maio, no Altice Forum Braga.

O cartaz do evento e o lançamento do site oficial tiveram lugar a 15 de abril, no Café Concerto RUM by Mavy.

Com cabeças de cartaz como os rappers, Slow J, Lon3R Jonhy, Dillaz ou Plutónio, a organização promete dias memoráveis, sem esquecer as preocupações ambientais.

As noites no Gatódromo serão acompanhadas pelos maiores nomes da música portuguesa, além da animação garantida pelos DJ’s. Os estilos musicais e tipos de artista foram escolhidos segundo o que é, de momento, mais ouvido pelos estudantes e pelo momento de auscultação decorrido nas redes sociais.

Na conferência de imprensa realizada para o efeito, a qual contou com a presença da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda e do vereador do Ambiente e Proteção Civil, Altino Bessa, a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, lembrou temas de anos anteriores como “A Gata não quer outra vez arroz” ou “A Gata paga, mas bufa” …expondo que são temas do passado, mas mais presentes do que nunca.

Sobre o tema escolhido para este ano, referiu que a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, foi a inspiração. Segundo a explicação do cartaz das festividades, 2024 é um “ano histórico em que comemoramos 50 anos de liberdade, 50 anos de cor e 50 anos da Academia Minhota… Mais ainda, comemoramos 135 anos de Gata”.

“A Gata é quem mais ordena”, aponta para as reivindicações, exigindo a Gata “que o desporto não seja deixado de parte”, que “os apoios de ação social precisam de ser reforçados”, que os problemas do “alojamento perduram”, que a alimentação é “mais cara, mais fraca e com marcação”, que o país continua a não dar condições de “estabilidade” aos jovens, e que, por isso, “a Gata se fartou de miar, a partir de hoje, a Gata é quem mais ordena!”, refere.

Sobre o programa geral para a semana das Monumentais Festas do Enterro da Gata, estas são antecipadas pelas “Serestas”, atividade em que os grupos culturais percorrem a zona envolvente da Academia Minhota e dedicam serenatas aos estudantes que colocam a sua capa na varanda. Já no primeiro dia, 3 de maio, será a vez do “Velório” e das “Serenatas” serem o ponto de partida para a semana académica.

Além dos concertos que começam no sábado, dia 4 de maio, entre outros pontos altos, destaca-se, nesse dia, a imposição de insígnias e a missa de finalistas. As portas do Gatódromo, que será mais uma vez no Fórum Braga, abrem às 22:30, ao som de Slow J, Jura e Badoxa.

No domingo, o palco é dos grupos culturais da UMinho e do Quim das Remisturas. Na segunda, dia 6 de maio, o palco será de Lon3r Johny e MC Gomes. Na terça, Dillaz será o cabeça de cartaz. Quarta, dia 8, é dia de cortejo académico, esperando-se, como é costume, que os carros alegóricos deem expressão ao tema escolhido. À noite, Quim Barreiros volta para animar o Gatódromo seguido de Kalhambeke. Rosinha e Luciana Abreu atuam na quinta e serão as estreias deste ano. Para fechar, na sexta, atuam Plutónio, Mundo Segundo e Sam The Kid e Domingues.

Imposição de Insígnias e Missa de Finalistas

Este ano, a AAUMinho optou por dividir as celebrações. Os cursos de Braga serão divididos em dois grupos. O primeiro terá a sua Imposição da parte da manhã, no Parque da Ponte. Em simultâneo, os finalistas dos cursos de Guimarães serão impostos no polo de Azurém da UMinho, nos jardins da Lola.

Da parte da tarde, realiza-se a Imposição do segundo grupo de cursos de Braga, também no Parque da Ponte, e logo a seguir, no mesmo local, celebra-se a Missa e Bênção de todos os finalistas

A “Gata na Saúde” mantém-se nas festividades minhotas, em que estudantes de medicina, enfermagem e psicologia prestam auxílio aos estudantes em situações de mal-estar físico e também psicológico. Além disso, há ainda o “Ponto Seguro”, em que é prestado, em caso de necessidade, um apoio especializado a vítimas em risco de abuso, assédio ou qualquer outra situação que necessite de algum tipo de intervenção ou acompanhamento. Este ano mantemos também as casas de banho sem género atribuído, sendo a 2.ª edição desta medida de inclusão.

Site oficial do evento: https://www.enterrodagata.pt/

Texto: Redação

PT
Skip to content