SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Equipas da AAUMinho conquistaram cinco medalhas nos CNU’s 2024
  • Andebol F UMinho

Equipas da AAUMinho conquistaram cinco medalhas nos CNU’s 2024

Andebol Feminino e Masculino e o Futsal Feminino conseguiram o mais alto lugar do pódio, garantindo também a qualificação para os EUSA GAMES que se realizam no próximo mês de julho, na cidade de Debrecen, na Hungria. O Basquetebol e Voleibol Feminino conquistaram a medalha de prata e são vice-campeãs nacionais.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2024, a maior competição multidesportiva nacional, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), aconteceram em Aveiro entre os dias 15 e 26 de abril, numa prova que reuniu cerca de 1500 participantes. A AAUMinho (Associação Académica da Universidade do Minho) apurou-se com sete equipas, participando na competição com cerca de 100 estudantes-atletas da Universidade do Minho (UMinho).

 
Na primeira semana entram em ação as equipas de Andebol Feminino, Basquetebol Masculino e Voleibol Feminino.

O Andebol Feminino da AAUMinho estreou as medalhas de ouro nestas Fases Finais. 
Depois de já terem vencido a competição no ano passado, em Viana do Castelo, as estudantes-atletas da UMinho entraram determinadas em revalidar o título e venceram sem dificuldades os dois jogos da fase de grupos frente às equipas da AAUAv por 25-13 e da aeESS por 33-11.
Na meia-final venceram a Universidade do Porto por 40-25 e no derradeiro jogo da final bateram a equipa do Politécnico de Leiria por 23-34.

No jogo da final, as atletas da AAUMinho entraram com tudo e começaram a superiorizar-se desde cedo, chegando ao intervalo com um resultado de 12-19 marcado no placar da Nave multidesportiva da Universidade de Aveiro. A 2.ª parte confirmou a superioridade e, sem facilitismos, terminaram o jogo com um diferencial de nove golos.

A AAUMinho ficou desta forma com o lugar mais alto do pódio, enquanto a equipa do Politécnico de Leiria ficou com a medalha de prata e a equipa da Universidade do Porto com a medalha de bronze. Presentes na Cerimónia Protocolar de entrega de troféus e medalhas, estiveram presentes a administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, Alexandra Seixas, o Presidente da FADU Portugal, Ricardo Nora, o Pró-reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Senos Matias e Wilson Carmo, Presidente da Comissão Organizadora Local.

Fernando Fernandes, treinador da equipa da AAUMinho era um treinador satisfeito: “Este ano incorporamos seis atletas novas à equipa que vieram acrescentar muita qualidade à já existente. O Plantel tornou-se mais equilibrado, permitindo mais soluções. Realizamos dois torneios de apuramento (4jogos) mais os CNU’s (4 jogos) onde conseguimos o pleno, com 100% de vitórias e consecutivo bicampeonato nacional. Vamos agora com boas expectativas ao europeu, o ano passado foi a nossa primeira experiência e perdemos no desempate por 7m o acesso às meias-finais, por isso, é legítimo sonhar com uma presença nas quatro melhores equipas da Europa!”

Voleibol Feminino conquista medalha de prata

Num grupo teoricamente complicado, as estudantes-atletas do Minho não vacilaram e venceram os três jogos frente à AEIST (2-0), AEFMUP (2-1) e AAUAv (2-0). Na meia-final venceram por 3-0 a talentosa equipa da AEFML e partiram para o jogo da final moralizadas com a vitória convincente.
Num jogo próprio de uma final, com muita emoção, as estudantes-atletas da UMinho entraram a todo o gás e chegaram a estar a vencer por 2-0. No terceiro ‘set’, quando se adivinhava o 3-0, a equipa adversária da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto reagiu de uma forma que não deu qualquer chance às jogadoras da AAUMinho, deram a volta ao resultado, terminando com um uma vitória por 2-3.

Com uma reviravolta assinalável, a equipa da AEFMUP conseguiu assim ‘acabar’ com o domínio minhoto na competição, quebrando uma série de três épocas seguidas como campeãs.

Para completar o pódio, ficou com a medalha de bronze a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto após vencer por 0-3 a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Na segunda semana foi a vez do Andebol Masculino, o Basquetebol Feminino, o Futsal Feminino e o Voleibol Masculino.

No andebol masculino, mais do mesmo! Sexto ano consecutivo a vencer e são Hexacampeões Nacionais Universitários – com uma homenagem especial.

Com um nível de competitividade assinalável, os estudantes-atletas da UMinho não enfrentaram jogos fáceis e tiveram que se aplicar a fundo para vencer os três jogos do grupo A, frente às equipas da AEFMH (22-20), AEUMAIA (24-22) e AAC (22-17).

Na meia-final, uma vitória confortável frente à equipa da AEFEUP por 45-31 colocou a equipa na rota do ouro, que se confirmaria após vencer a equipa da AEUMAIA por 34-28 no jogo da final.

Num jogo com uma forte carga emocional, foi uma vitória com dedicatória especial ao antigo capitão da equipa da AAUMinho, Paulo Abreu, que faleceu no dia anterior. O treinador da equipa, Gabriel Oliveira, confessa que “os jogadores tiveram uma atitude extraordinária no jogo da final. Foi um jogo especial, carregado de emoção, devido à perda de um amigo e colega de equipa. Seguimos o exemplo que o Paulo Abreu nos deixou e fomos sérios, determinados para atingir o nosso objetivo. Ganhamos! Somos Hexa Campeões Nacionais e dedicamos esta vitória ao Paulo.”

Sobre o percurso da equipa nesta temporada, o treinador faz um balanço “muito positivo. Havia alguma ansiedade devido ao resultado menos conseguido na segunda jornada concentrada na Covilhã, onde perdemos o último jogo para a equipa da casa, mas a resposta dada pela equipa foi muito séria. Acabamos por revalidar o título, resultado de uma competência extraordinária dos jogadores. Fomos, indiscutivelmente, a melhor equipa desta Fase Final”

Seis anos depois o Basquetebol Feminino voltou a disputar uma final do Campeonato Nacional Universitário!

No Basquetebol Feminino, a surpresa! Que não foi bem surpresa, como adiantou o treinador Alexandre Oliveira: “A nossa expectativa era grande e queríamos regressar a uma final, que já não acontecia desde 2018!”
Inseridas no grupo A, as jogadoras da AAUMinho venceram dois jogos (AEFADEUP por 57-48 e AEISCTE por 49-43) e perderam contra a equipa da casa (AAUAv por 35-47), garantindo ainda assim o apuramento para as meias-finais.

A meia-final foi um jogo emocionante que terminou separado por apenas três pontos, a equipa da AAUMinho bateu a favorita AEFMH por 69-66 e avançou para a final contra a equipa com quem haviam perdido na fase de grupos. No jogo da final, a equipa da casa galvanizou-se e venceu o jogo sem contestação por 82-61.
Desta forma, a equipa de Basquetebol Feminino da AAUMinho voltou a disputar uma final e são agora vice-campeãs Nacionais Universitárias.

Ainda assim o treinador mostrou-se bastante satisfeito: “Depois de uma meia-final onde fizemos um grande jogo, com muito sacrifício, chegamos à final um pouco desfalcados, com jogadoras lesionadas e apesar da boa réplica, a equipa da AAUAv foi mais equilibrada e venceu de forma justa. Mesmo assim, estou muito orgulhoso com a participação das nossas estudantes-atletas.”

Futsal Feminino volta a conquistar o ouro após 5 anos!

As estudantes-atletas da UMinho entraram na competição determinadas em mostrar ao que iam realizando uma fase de grupos 100% vitoriosa. No primeiro jogo venceram a equipa da AEFADEUP por 7-0 num jogo de sentido único, no segundo e terceiro jogo venceram ambos por 4-0, frente à NOVA e à AAUAv.

No jogo da meia-final veio a emoção, com o jogo a ser decidido nos penáltis depois de um empate a um golo no período regulamentar, frente à equipa da AEIST. Foram precisos 10 remates de penálti para que as atletas da AAUMinho pudessem festejar o acesso à final da competição.
No jogo da final, as emoções não foram menos intensas e após entrarem a perder, as nossas estudantes não baixaram os braços, deram a volta ao resultado e venceram o jogo frente à AAC por 3-2, sagrando-se campeãs nacionais universitárias.

Pedro Pedroso, treinador da equipa estava orgulhoso: “estou muito satisfeito com todas as atletas, conseguimos jogar bom futsal, fomos a equipa com melhor ataque e com melhor defesa e por isso creio que é um prémio justo para todas. Vamos agora preparar a participação no Campeonato Europeu com confiança naquilo que conseguimos produzir dentro da quadra.”

Texto: Bruno Lemos

Foto: AAUM

PT
Skip to content