SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Alberto Proença reconhecido e homenageado pelos anos de dedicação à UMinho

Alberto Proença reconhecido e homenageado pelos anos de dedicação à UMinho

A cerimónia de jubilação do Professor Alberto Proença decorreu no passado dia 14 de junho, no campus de Gualtar, em Braga. Um momento que assinalou o fim da uma carreira académica assinalável após quase cinco décadas ao serviço do ensino, da inovação e do conhecimento na Universidade do Minho (UMinho). 

A iniciativa partiu da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e contou com as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da EEUM, Pedro Arezes, e do diretor do Departamento de Informática, Luís Soares Barbosa, a qual juntou também amigos, ex-alunos e familiares que fizeram questão de estar presentes na despedida, que, como referiu Pedro Arezes, foi um momento que visou assinalar “não apenas o término de uma carreira de sucesso, mas também a continuidade da sua influência que vai durar entre nós”, realçou.

Para o presidente da EEUM, o Professor Alberto Proença deixa “uma marca indelével na nossa Escola e na nossa instituição”, destacando a forma como lecionou, as iniciativas que desenvolveu, as múltiplas unidades curriculares de que foi responsável, as suas ideias visionárias, o impacto que teve na vida daqueles que passaram pelas suas aulas. “Gostava de assinalar o caráter sempre pioneiro e fundador da atividade do Professor”, disse.

Para o reitor da UMinho, a cerimónia de jubilação de um professor universitário “exprime de uma forma muito significativa, o reconhecimento feito pela academia do trabalho e dedicação de um dos seus”, indicando que o momento serviu para “reconhecer o impacto que a ação do Professor teve e continuará a ter na comunidade universitária e no seu entorno”, declarou.

Luís Soares Barbosa falou em nome do Departamento de Informática, destacando as décadas de grande dedicação, trabalho, inovação e empenho pelos diversos projetos que o Professor Proença mobilizou, “contribuições que são parte da memória viva do Departamento”, disse. Reconhecendo e destacando também “o seu papel como professor”.

A cerimónia contou ainda com um conjunto de testemunhos de pessoas, algumas de referência, que privaram com o homenageado.

Alberto Proença deu pelas 17h00, a sua última lição.

Texto: Ana Marques

Foto: GCI

PT
Skip to content