SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Leandro Almeida dá amanhã a última aula na UMinho

Leandro Almeida dá amanhã a última aula na UMinho

A cerimónia de jubilação de Leandro Almeida, professor catedrático da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi), realiza-se esta quinta-feira, dia 20, às 16h00, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga. O programa conta com testemunhos do reitor, Rui Vieira de Castro, do presidente da EPsi, Miguel Gonçalves e dos professores Ana Paula Soares e Pedro Rosário, seguindo-se a última lição de Leandro Almeida, intitulada “Avaliação psicológica: contornos técnicos e deontológicos”. A entrada é livre.

Leandro S. Almeida licenciou-se e doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto, onde iniciou a carreira docente e presidiu o conselho diretivo da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Ingressou na UMinho em 1989, tendo sido vice-reitor para o Ensino, presidente do Centro de Estudos em Educação e Psicologia e do Instituto de Educação, vice-presidente do Conselho Académico, coordenador do ObservatoriUM – Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes e membro do Centro de Investigação em Psicologia.

Nascido em Gondomar e a viver em Braga, centrou-se ao longo de 40 anos de carreira nas áreas de psicologia da educação e da inteligência, avaliação psicológica, psicometria, metodologia da investigação, (in)sucesso académico e permanência/abandono no ensino superior. Foi docente convidado em universidades de Angola, Brasil, Espanha e Moçambique, orientou 80 teses de doutoramento e é (co)autor de mais de 200 livros, capítulos e artigos científicos, além de manuais e provas de avaliação psicológica usados em vários países de língua portuguesa e espanhola.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação e do conselho científico do Instituto de Inovação Educacional, além de presidente da Associação dos Psicólogos Portugueses e do Conselho da Especialidade de Psicologia de Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Tem várias distinções, como o Prémio Ibérico de Psicologia (2015) atribuído pela OPP e pelo Consejo General de Psícologia de España, o Prémio de Mérito Científico da UMinho (2019) e o Prémio de Investigação da EPsi (2024).

Texto:GCI

PT
Skip to content