SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • UMinho lançou projeto para redução do abandono escolar e promoção do sucesso académico

UMinho lançou projeto para redução do abandono escolar e promoção do sucesso académico

A Universidade do Minho (UMinho) apresentou, no passado dia 28 de junho, o novo projeto designado “sou.uminho 5.0”, que tem como principais objetivos, reduzir o abandono escolar e promover o sucesso académico dos estudantes. O projeto foi desenvolvido em colaboração com estudantes e diversas Escolas, Institutos e Unidades de Serviço da UMinho. 

A iniciativa inovadora visa antecipar e atuar preventivamente em situações de potencial abandono escolar, promovendo o sucesso académico dos estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez.

A sessão de apresentação do projeto esteve a cargo da Vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, do Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa e da Pró-Reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão.

“Reduzir o abandono escolar e promover o sucesso académico é prioridade da nossa tutela e é também a prioridade da Universidade do Minho”, começou por dizer Filomena Soares, salientando que “o sucesso dos nossos estudantes é também o sucesso da nossa Universidade”.

Realçando o papel da comunicação para o sucesso do projeto, Teresa Ruão referiu que o projeto “tem de chegar aos estudantes, é para a nossa comunidade”, sublinhando que, é necessário “envolver a comunidade, falar com essa comunidade, precisamos de lhe fazer chegar as iniciativas e as ideias que temos e de ouvi-los, afirmando a comunicação como “um eixo importante”.

A campanha de divulgação do projeto já está a ser implementada, sendo que a primeira fase da estratégia de comunicação foi a criação da marca “sou.uminho 5.0”, da qual a Pró-Reitora para a Comunicação Institucional deu a conhecer todo o processo criativo nesta sessão, sendo agora objetivo dar-lhe “notoriedade”, disse. A ideia é que a identidade visual do SoUMinho passe a ser uma constante nos campi de Gualtar e Azurém.

Manuel João Costa lembrou que a marca “sou.uminho” já existe desde 2018, um projeto de acolhimento que foi crescendo e que evoluiu agora para o “sou.uminho 5.0”, sob a ideia de que “vamos fazer isto com todos”, pretendendo-se que “seja acessível para todos”, apontou. Segundo este, pretende-se aproveitar o “impulso” do “sou.uminho 5.0” para fazer algo que “esperamos que fique para o futuro”, indicando que mais que um projeto de acolhimento, será um projeto que ficará “visível e permanente o ano todo”, sendo que em alturas mais próprias, a Universidade “vai fazer uso dele com maior intensidade”, expôs.

A Universidade conseguiu com o projeto, um financiamento de 925,427 mil euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior” que permitirá a implementação das diversas iniciativas propostas, assegurando os recursos necessários para alcançar os objetivos delineados.

O programa compromete-se com um número perante a Comissão Europeia, “que no país, o abandono e o insucesso caem 2%”, refere o Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, estando focadas neste objetivo cerca de 30 instituições nacionais que se candidataram a esta Call.

O objetivo fundamental do projeto é que a Universidade se torne um lugar em que os estudantes se sintam acolhidos e envolvendo a comunidade académica nesse processo. Este assenta num plano de ação focado em duas grandes áreas, “identificação & comunidade” e “competência & autonomia”, que abrangem uma série de iniciativas destinadas a inovar e modernizar as práticas institucionais da UMinho. Essas iniciativas terão como desafio a predição e combate ao abandono escolar, bem como a promoção de práticas pedagógicas modernizadas que contribuam para um ensino de qualidade e atualização tecnológica, alinhadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) – Educação de Qualidade. Desta forma, o “sou.uminho 5.0” ajudará a atualizar tecnologicamente as condições de formação e contribuirá, de forma concreta, para um ensino de qualidade nas áreas disciplinares relevantes.

Para Manuel João Costa, a mensagem do SoUMinho é “together”, “isto é para ser feito com todos, por todos”, afirmou.

A conversa sobre a “Promoção do Sucesso e Redução de Abandono Escolar na Universidade do Minho – Investigação e Boas Práticas” contou com a participação da professora da Escola de Economia e Gestão, Carla Sá, dos professores da Escola de Psicologia, Eugénia Ribeiro e Leandro Almeida, do vice-presidente da Associação Académica da UMinho, Luís Guedes, e da estudante da Escola de Medicina, Marta Teixeira Sobgui, esta foi moderada pela professora da Escola de Psicologia, Teresa Freire.

O projeto vai ser liderado pela Unidade de Serviços de Apoio às Atividades Educativas.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content