Já abriu a 1ª fase das candidaturas ao Ensino Superior!
A Universidade do Minho disponibiliza 59 licenciaturas e mestrados integrados para o ano letivo 2024/25, com 3022 vagas.
Os cursos com mais vagas são Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (141), Medicina (122), Direito (110) e Gestão (94). Educação e Direito são os únicos em horário laboral e pós-laboral.
Engenharia Aeroespacial foi o curso com a nota mínima de entrada mais elevada do país (18.86 valores) este ano letivo. Já em Engenharia de Polímeros, por exemplo, as empresas garantem a todos os alunos o valor da propina, estágio de verão e um tutor.
A oferta de graduação da UMinho abrange 11 Escolas/Institutos, nomeadamente de Engenharia (15 curos), Ciências (12), Economia e Gestão (8), Ciências Humanas (8), Ciências Sociais (6) e Arquitetura (3). Há dois cursos de Educação e de Direito, bem como um curso de Medicina, Enfermagem e Psicologia.
As licenciaturas duram 3 ou 4 anos e os mestrados integrados entre 5 e 6 anos. São lecionados entre os polos de Gualtar, Congregados (Braga), Azurém e Couros (Guimarães). Todas as informações necessárias estão em sou.uminho.pt ou através dos Serviços de Gestão Académica, pelo email acesso@saum.uminho.pt ou telefone 253604593. A propina do 1º ciclo para o estudante nacional mantém-se em 697 euros.
Candidaturas online
A 1ª fase de candidaturas ao ensino superior decorre até 7 de agosto, em www.dges.gov.pt, devendo cada estudante indicar até seis pares de curso/estabelecimento, por ordem de preferência. Nesta etapa, pode ainda pedir bolsa de estudo, acelerando a análise pelos Serviços de Ação Social. Os resultados da 1ª fase saem a 25 de agosto e a matrícula/inscrição é de 26 a 29 de agosto. A 2ª fase de candidaturas realiza-se de 26 de agosto a 4 de setembro e a 3ª fase, sendo necessária, de 21 a 24 de setembro. As aulas na UMinho arrancam a 9 de setembro.
Texto: GCI