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Atividades do programa de mentorias por pares nas Residências Universitárias já arrancaram!

O passado dia 24 de setembro ficou marcado pelo arranque das atividades do “Mentoria em Residência, UMinho” para o ano letivo 2024-2025, iniciativa que consiste na implementação de um programa de mentoria por pares, a decorrer, ao longo de todo o ano letivo, no espaço das Residências Universitárias dos SASUM. A primeira atividade consistiu num jantar/convívio de boas-vindas entre mentores, mentorados e equipa dos SASUM, nas várias residências, e que teve um saldo extremamente positivo.

Com uma ampla adesão por parte dos estudantes residentes, foram cerca de 310 os participantes no total das quatro residências (Residência de Santa Tecla, Residência Professor Lloyd Braga, Residência de Azurém e Combatentes), a atividade proporcionou aos novos estudantes residentes a possibilidade de conhecer e conviver com os residentes de anos anteriores, ação que foi certamente muito importante na integração e adaptação ao contexto das residências universitárias, fomentando um sentido de pertença ao grupo e o desenvolvimento de novas relações interpessoais.

Mas o Programa de Mentoria por Pares nas Residências Universitárias é muito mais que isso. Tendo como base que os estudantes alojados há mais de um ano (mentores) apoiem e orientem os estudantes residentes que frequentam o Ensino Superior pela primeira vez (mentorados), oferecendo-lhes insights e apoio para uma integração saudável e pró-ativa no contexto do Ensino Superior, visando promover o sucesso académico, tem como principais objetivos:

  • Acolher e integrar os novos estudantes residentes e fomentar o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, com vista à promoção do seu bem-estar;
  • Proporcionar informação sobre o funcionamento das Residências Universitárias e toda a estrutura de apoio dos SASUM, em termos dos seus valores e princípios, serviços existentes e apoios que poderão usufruir;
  • Promover o conhecimento do contexto geográfico em que estão inseridos, apresentando aos novos residentes as cidades de Braga e Guimarães;
  • Propiciar a formação e aprendizagem de relações interpessoais, num contexto informal de aprendizagem entre pares;
  • Criar uma rede de acolhimento por pares de forma a prevenir o isolamento social;
  • Prevenir o abandono escolar;
  • Promover o desenvolvimento de competências transversais, num espírito de partilha de competências e saberes, de solidariedade, de cooperação, em que se aprende ensinando e ajudando;
  • Percecionar atempadamente a existência de situações potencialmente problemáticas, ao nível pessoal, social e académico.

Neste sentido, e de forma a contribuir para atingir todos os objetivos, ainda durante este ano letivo estão programadas diversas atividades, entre as quais, atividades recreativas e momentos de convívio; atividades desportivas de team building e team work; atividades culturais para inserção no contexto geográfico de Braga e de Guimarães; e iniciativas de promoção da Educação para a Saúde, um vasto programa que pretende contribuir para desenvolver diversas competências e ajudar o mentorado a enfrentar desafios e aprimorar sua capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal.

Para além dos atores principais que são os mentorados e mentores, o Programa de Mentoria por Pares nas Residências Universitárias é apoiado por uma vasta equipa multidisciplinar dos SASUM, constituída por elementos da Divisão de Apoio ao Bem Estar do Estudante (apoio psicológico e de enfermagem), da Divisão de Alojamento, a quem compete garantir o acompanhamento personalizado e regular dos mentores e mentorados, assegurando a articulação com as demais estruturas dos SASUM, designadamente o Departamento de Desporto e Cultura, o Departamento Alimentar e a Divisão de Bolsas de Estudo. 

No final, pretende-se que a participação no Programa traga vantagens para Mentorados e Mentores. Em relação aos primeiros, pretende-se uma integração saudável e pró-ativa nas Residências e na UMinho; o desenvolvimento de relações interpessoais entre pares; o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento das Residências; desenvolvimento de competências transversais; no final recebem um certificado de participação no programa. Em relação aos segundos, pretende-se promover o desenvolvimento de competências transversais; o desenvolvimento de relações interpessoais entre pares; o desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade; no final, a atividade é academicamente validada a constar no Suplemento ao Diploma. 

Texto: Redação

Foto: DAS

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