Concerto “Quem Canta seus males espanta” acontece este domingo
O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) organiza a quinta edição do concerto “Quem canta seus males espanta” este domingo, dia 27 de outubro, pelas 15h30, na Igreja da Misericórdia, em Braga.
Depois do sucesso das edições anteriores, o GFUM volta a organizar este concerto que tem como objetivo a promoção e a divulgação do canto polifónico a capella, recentemente reconhecido como Património Cultural Imaterial Nacional, através da candidatura do “Canto a Vozes”.
O concerto reúne vários grupos com este trabalho de salvaguarda e valorização e contará com as atuações das polifonias do GFUM, as cantadeiras do Rancho Folclórico de Santiago de Carapeços (Barcelos) e as Cantadeiras d’Antanho do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira (Sta. Maria da Feira). O evento convida o público presente para se juntar às vozes destes diferentes grupos e realidades entre cantadores e cantadeiras, para destacar as polifonias da região. O evento integra o projeto cultural “Voltas da Tradição” que tem dado visibilidade às tradições locais e promovido a valorização do património imaterial. Assim, este programa cultural, atua como uma plataforma de resistência e afirmação, garantindo que estas tradições permaneçam relevantes e adaptáveis ao mundo contemporâneo.
Texto: GFUM