Projeto “Celi - O Armário Solidário” faz sucesso na Residência Universitária
O projeto “Celi” arrancou em maio de 2024, uma iniciativa da Comissão de Residentes atual, coordenada por Alexandre Faria, que, face à realidade encontrada na residência — excedentes de uns e necessidades de outros — criou o “Celi – O Armário Solidário”, sob o mote “Doa o que não usas, encontra o que precisas”.
O projeto tem associada uma mascote – o Celi – que de braços abertos recolhe e distribui a todos os que por lá passam. Os armários solidários estão localizados em todos os blocos, exceto no bloco D, por questões logísticas.
A iniciativa, como nos revelou Alexandre Faria, arrancou como experiência no bloco B: “O sucesso foi tanto e a iniciativa foi tão elogiada que acabámos por colocar um Celi em cada bloco”, referiu. Os armários solidários estão colocados em locais mais ou menos reservados, “o nosso objetivo é que as pessoas se sintam à vontade para deixar e para levantar os objetos”, explicou.
Nos Celi pode encontrar-se de tudo um pouco, desde equipamentos de cozinha como cafeteiras, tachos ou torradeiras, até vestuário, roupas de cama e material de estudo. “Tudo o que já não necessitarem, os residentes ou aqueles que deixam a residência, podem deixar no Celi. Quem precisa, dirige-se a estes espaços e leva o que quiser, sem qualquer registo, sem ter de falar com ninguém.
A proveniência e o destino dos itens são completamente desconhecidos. Os residentes podem até deixar umas coisas e levantar outras”, garantiu o responsável da Comissão.
Esta equipa da Comissão de Residentes, que foi eleita por um ano, terminará em breve o seu mandato. Para a posteridade, além deste projeto, deixa também uma sala de jogos, criada a partir da antiga biblioteca, de onde saíram os armários que se transformaram em “armários solidários”. Esta sala de jogos, que foi “inaugurada” no passado dia 31 de outubro, teve a sua abertura marcada pela presença da Sr.ª Administradora dos Serviços de Acção Social, Alexandra Seixas. Agora, é um dos espaços de lazer mais concorridos da residência, contando com televisão, PlayStation, tabuleiros de xadrez e mesa de pingue-pongue.
Na equipa da Comissão de Residentes atual, Alexandre Faria é acompanhado por mais cinco elementos, Mariana Queiroga; Alexandra Velho; João Domingos Gouveia; José Santos e Diana Vinagre.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves