SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • SASUM participaram no 2.º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação

SASUM participaram no 2.º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação

O evento, realizado no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de setembro, contou com a participação da Psicóloga da Educação dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Luísa Santos, que apresentou a comunicação intitulada “Desenho e implementação de um programa de treino de competências transversais para a promoção do sucesso no Ensino Superior”. O objetivo principal foi partilhar práticas de intervenção psicológica em grupo, focadas na promoção do sucesso académico dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho).

A apresentação de Luísa Santos teve como foco a reflexão sobre o programa “Aprender a Aprender”, implementado pelos SASUM junto dos estudantes da UMinho. Trata-se de um programa composto por seis sessões, cada uma com a duração de 90 minutos, destinado a estudantes da UMinho que desejam potenciar o sucesso do seu percurso académico.

Além de apresentar o programa, a participação dos SASUM no congresso teve também como objetivo divulgar os resultados da primeira edição do programa, uma vez que, atualmente, o programa já se encontra na sua segunda edição.

Os resultados apresentados, com base num questionário de avaliação enviado aos participantes, apontaram para “um elevado nível de satisfação com a forma como decorreram a divulgação, o acesso, o processo de inscrição, a facilitação das sessões e a participação no programa”. Os participantes destacaram aspetos positivos, expressando opiniões como: “Adorei participar”, que reflete a satisfação com a experiência no programa, e “Este programa também foi de desenvolvimento pessoal, está a ajudar bastante. Gostei muito”, evidenciando também o desenvolvimento de competências. Destacam-se, com especial relevância, as observações de dois participantes, que comentaram: “As estratégias funcionam, estou a melhorar as minhas notas.” e “Adorei participar. Estou a ter melhores notas agora.”

A segunda edição do programa, que já está em curso, aborda temas como: “Métodos de Trabalho e Hábitos de Estudo”, “Capacidade de Organização do Estudo” e “Gestão do Stress e da Ansiedade”, com sessões nos campi de Gualtar e Azurém.

No programa do congresso foram abordadas temáticas diversas, como a relação entre criatividade e desempenho académico, a promoção do sucesso escolar, a promoção da saúde mental e do bem-estar em estudantes universitários, a prevenção do abandono académico, o desenvolvimento sustentável, a diversidade e a inclusão no Ensino Superior.

No balanço final do evento, foi destacado o elevado nível de envolvimento dos participantes nas sessões, a qualidade das discussões e os momentos de interação e troca de ideias, que fomentaram a criação de redes e parcerias entre investigadores e profissionais da área na busca por uma educação mais inclusiva.

Segundo Luísa Santos, sobre a apresentação dos SASUM, foi destacada a “relevância desta tipologia de programas” para a promoção do sucesso académico dos estudantes, bem como o necessário envolvimento institucional na criação de políticas de promoção do sucesso / prevenção do insucesso, e desenvolvimento de trabalho de parceria entre investigadores, profissionais da área no terreno, docentes, diretores de curso, conselhos pedagógicos, associações académicas, núcleos de estudantes, para uma efetiva implementação dos mesmos.

Texto: Ana Marques

PT
Skip to content