O Grupo de Música Popular da Universidade do Minho foi fundado em 1984 por iniciativa de alguns estudantes.

Percursor de todos os grupos da academia minhota, tem vindo desde então a desenvolver a sua actividade em prol da recolha e divulgação da música tradicional portuguesa.

O Grupo dedica-se não só à execução de temas populares, como também á sua recriação, interpretados por um coro harmoniosamente associado à simplicidade dos sons dos instrumentos populares como cavaquinho, violas braguesa e amarantina, bandolins, flautas, percursões, etc.

Ao longo da sua existência tem participado em manifestações académicas por várias universidades do país e em diversas festas e romarias do norte ao sul de Portugal.

De salientar ainda que ao longo da sua existência, já fizeram parte do Grupo de Música Popular cerca de 300 elementos, facto que faz do grupo um veículo privilegiado de contacto com antigos estudantes da Universidade do Minho.

Morada: ARCUM – Rua D. Pedro V, n.º 88
Telefone: 351 – 253 – 610877