O Grupo de Poesia, Guitarra e Flauta foi remodelado em 2006, denominando-se desde então com o nome GPUM – Grupo de Poesia da Universidade do Minho.

Foi fundado em 1984, e tem como objectivos preservar e divulgar a melodia da Guitarra Portuguesa na sua vertente coimbrã.

Integrado na ARCUM desde 1991, este grupo explora as potencialidades da Guitarra Portuguesa, nomeadamente a sua fusão com a flauta, quer no campo instrumental, quer como suporte de alguns trechos de lírica portuguesa. A divulgação da poesia de poetas lusos, bem conhecidos de todos e também daqueles menos conhecidos é outra das apostas deste grupo.

Neste grupo participam João Moura (guitarra portuguesa), Abel Gonçalves (flautas), Luis Veloso (viola), conjuntamente com a voz do poeta Aurelino Costa.

Existe um projecto de gravação de um CD de originais, participou na gravação do CD “Estes Anos São Viagem” patrocinado pela Associação Académica da Universidade do Minho.

Morada: ARCUM – Rua D. Pedro V, n.º 88
Telefone: 351 – 253 – 610877