SASUM

Navegar para a página inicial
Design sem nome

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho teve a sua estreia no dia 22 de Junho de 1993, integrada na festas Sanjoaninas da cidade de Braga.

Estando a Universidade inserida numa região com uma cultura popular tão rica como a do Minho cabe-nos a nós preservar usos e costumes, e o modo muito peculiar de vida dos que nos deixaram esta herança.

Assim, é objectivo deste grupo dar a conhecer e divulgar as mais variadas manifestações típicas da cultura do povo Minhoto; o trajar, o cantar e o dançar nos finais do séc. XIX inícios do séc. XX, procurando despertar na juventude o respeito e a valorização desta Cultura.

Do seu reportório fazem parte danças e cantares do Baixo Minho, nomeadamente viras, chulas e malhões, tendo como suporte musical uma ronda composta por cavaquinhos, violas braguesas, concertinas, clarinete, violas, bombo, ferrinhos e reco-recos.

Esta ronda, sempre que necessário, é apoiada por elementos do Grupo de Música Popular.

Os seus trajes – de capotilha ou vale do Cávado, de sequeira, de encosta, de ribeira de valdeste e de trabalho – representam a diversidade de zonas existentes na região do Baixo Minho.

Morada: ARCUM – Rua D. Pedro V, n.º 88
Código Postal: 4710 – 374