A Mui Nobre e Avgvsta TUNA UNIVERSITÁRIA DO MINHO da Antiga Cidade de Braga, surgiu em torno de um grupo de joviais trovadores que adicionaram o prazer de tocar à manutenção das velhas e irreverentes tradições Académicas, assim como o elogio das belas discípulas de Vénus.

Desde a nossa estreia nas Monumentais Festas do Enterro da Gata de 1990, a TUNA UNIVERSITÁRIA DO MINHO tem sido com grande orgulho a grande Embaixatriz Académica da Universidade do Minho, levando as suas cores e trajo por terras, gentes e bares nunca antes navegados.
A nossa alegria, jovialidade e naturalidade de Jovens Minhotos, por origem ou por adopção faz com que sejamos saudade em todos os locais por onde as nossas andanças já nos levaram.

A TUNA UNIVERSITÁRIA DO MINHO, ao longo da sua história, tem percorrido sozinha ou com os restantes grupos da ARCUM, todo o território continental e insular ( participando nos mais importantes Festivais de Tunas, onde tem arrecado muitos e prestigiados prémios ) bem como alguns locais mais privilegiados do nosso planeta, tais como o Venezuela, Perú, Porto Rico e mais recentemente o Brasil.

A TUNA UNIVERSITÁRIA DO MINHO é organizadora do FITU Bracara Avgvsta – Festival Internacinal de Tunas Universitárias que decorre anualmente na Cidade de Braga no mês de Maio. Neste festival participam tunas dos quatro cantos do mundo.

A Tuna Universitária do Minho está «hermanada» com a Tuna de Direito de Oviedo e com a Tuna de Medicina do Porto, e tem o orgulho de ter como suas afilhadas, a Azeituna, a Afonsina, a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa e a Tuna do Externato Infante D. Henrique.

Morada: ARCUM – Rua D. Pedro V, n.º 88
Telefone: 351 – 253 – 610877