Sasum

Por quanto tempo manterei o meu quarto?

Em princípio, manterás o quarto até ao final do curso.

Contudo a mudança de
quarto pode ocorrer caso:

  • Solicites mudança e haja vaga;
  • Solicites uma permuta e esta seja autorizada;

Ou ainda aquando da atribuição de quarto em período de alojamento
extraordinário.

O que ocorre durante o período de Férias (Julho e Agosto)?

Durante as férias (meses de julho e agosto), terás de remover do quarto
todos os objetos pessoais, podendo, de acordo com o espaço físico das
arrecadações de cada Residência, solicitar a acomodação dos mesmos,
deixando os dados pessoais e a forma de contacto anexados a estes bens.

Os bens dos residentes deixados à guarda dos SASUM deverão ser levantados
no prazo máximo de sessenta dias após a data considerada como a restituição
da chave do quarto.

Caso contrário, findo aquele prazo e após aviso por carta
registada, os bens revertem para os SASUM.

Como posso obter um quarto individual?

A atribuição de quarto individual é realizada mediante solicitação e
subordina-se aos seguintes critérios:

  • Estudantes com necessidades específicas, devidamente comprovadas;
  • Ter sido residente e bolseiro no ano letivo anterior;
  • Ter mais anos de permanência na RU, sem reprovações e de acordo com
    o valor da bolsa atribuída ao longo desses anos;
  • Ter o menor número de reprovações;
  • Por despacho do Administrador dos SASUM poderão ser consideradas
    outras situações, desde que devidamente fundamentadas.

Gostaria de mudar de quarto, isso é possível?

A mudança de quarto é possível a qualquer altura do ano.

Para mudar de quarto necessitas de realizar a solicitação do mesmo junto da
Divisão de Alojamento, expondo por escrito as razões na origem do pedido.

O pedido de mudança será avaliado pela Divisão de Alojamento, sendo a
decisão tomada com base na disponibilidade de quartos.

Quais os cuidados a ter com o meu quarto?

É da responsabilidade do residente a conservação e limpeza do quarto e
equipamento.

Neste sentido, deves proceder à limpeza regular do quarto
e assegurar uma utilização responsável do equipamento e mobiliário
disponíveis.

O que não posso fazer no meu quarto?

Não deves retirar e/ou deslocar material, mobília, equipamento e outros
utensílios adstritos aos quartos ou atribuir-lhe outro fim que não seja o
determinado pelos SASUM. Nem deves colar posters, cartazes ou autocolantes
nas paredes e portas, bem como efetuar qualquer tipo de inscrições nas
mesmas.

Este tipo de comportamentos conduz a um desgaste mais rápido
destes bens.

Não deves cometer nenhuma das infrações mencionadas nas Normas sobre
o Alojamento nas residências universitárias.

Nem deves efetuar qualquer
tipo de estragos na estrutura das Residências ou nos seus equipamentos.

Adota comportamentos responsáveis e evita coimas e penalizações.

Como deve ser o meu comportamento na residência?

Durante a estadia nas Residências deves manter um comportamento de
acordo com as Normas sobre o Alojamento das Residências Universitárias,
em www.sas.uminho.pt

Posso ter visitas no meu quarto?

Só é permitida a permanência de não residentes nas Residências, nos
seguintes moldes:

  • For reasons of visit between 8 am and 11 pm;
  • Sob motivo de realização de trabalhos escolares entre as 23h e as 8h;
  • Exclusivamente a estudantes da UMinho, nos espaços comuns;
  • Mediante entrega obrigatória de um documento de identificação, que
    não o cartão de cidadão, enquanto permanecer dentro das instalações,
    ao trabalhador de serviço na Receção/Portaria.

Lembre-se que o acesso de estudantes não residentes apenas é permitido nas
zonas de convívio e salas de estudo, desde que devidamente acompanhados
por estudantes residentes.

Se tiver algum tipo de problema, durante a minha estadia, como devo proceder?

Na presença de qualquer situação problemática ao nível das instalações e/
ou de convivência, deves entrar em contacto com o rececionista de serviço
ou com outro trabalhador da Divisão do Alojamento.

No caso de perda da chave do quarto ou do cartão de acesso, deves
informar imediatamente o rececionista ou a empregada de andar/bloco, que
diligenciará no sentido da sua substituição, sendo o valor correspondente à
substituição fixado por despacho do Administrador e imputado ao estudante.

O que ocorre no momento de devolução do quarto?

Na data de saída, junto de uma empregada de andar, será realizada
uma verificação do estado de conservação do quarto, onde ocorrerá o
preenchimento da ficha de avaliação do mesmo, por parte da mesma, que
será assinada por ambas as partes.

Esta verificação do estado do quarto será efetuada em horário de expediente
(9h00 ? 12h30; 14h00 ? 17h30).

Com a ficha de avaliação do estado de conservação do quarto, deves dirigir-te aos serviços administrativos da Divisão de Alojamento que verificará a
conformidade do procedimento.

A saída será devidamente oficializada, após
a entrega da chave do quarto, do cartão de acesso e da ficha de estado
de conservação do quarto validada pela Divisão de Alojamento, junto de um
trabalhador da Receção/Portaria.

Ainda tenho dúvidas, como devo proceder?

Se continuas com dúvidas, podes optar pelo seguinte:

  • Reler as Normas sobre o Alojamento nas Residências Universitárias,
    disponíveis no site suprarreferido ou na Divisão de Alojamento, sita
    na Sede dos SASUM, edifício 12, Campus de Gualtar; nos serviços
    administrativos da Residência Universitária de Stª Tecla, em Braga e em
    Azurém, Guimarães;
  • Obter mais informações sobre as Residências Universitárias na página
    eletrónica dos SASUM: www.sas.uminho.pt
  • Contactar qualquer trabalhador da Divisão de Alojamento;
  • Contactar com algum elemento da Comissão de Residentes.
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