Welcome Day deu as boas-vindas aos estudantes de intercâmbio na UMinho
São cerca de 200 estudantes de 23 países que neste primeiro semestre escolheram a Universidade do Minho (UMinho) para fazer o seu intercâmbio. Para os receber, a Universidade preparou um programa de acolhimento (Welcome Day), iniciativa que visou a melhor integração de todos.
Com sessões de apresentação e informação sobre a Academia, Serviços, valências e iniciativas que podem aceder e usufruir durante a sua estadia na UMinho, os estudantes internacionais em intercâmbio forma recebidos, durante a manhã, pela vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e pela diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, Ana Esteves.
Na sua mensagem de boas-vindas, a vice-reitora patenteou a ideia de que devem aproveitar a permanência na UMinho, não só para ?saírem daqui mais ricos em termos de conhecimento técnico-científico?, mas para aproveitarem para levar na bagagem outras vivências que não só o estudo ?é quase um crime não desfrutar das outras coisas que a Universidade vos oferece, sejam elas atividades desportivas, culturais ou recreativas. Certamente terão tempo para tudo?, disse.
Também a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização apelou para aproveitarem a passagem pela Academia minhota, pela região e pelo país para viverem as mais ?diversas experiências?. Na apresentação feita pela responsável, os participantes ficaram a conheceram mais sobre a Universidade, a qual tem 12 Escolas/Institutos e cerca de 20.000 alunos, entre os quais se contam cerca de 3000 estudantes internacionais (a frequentar um curso conferente de grau), sendo que envia e recebe cerca de 1000 estudantes, por ano, em intercâmbio.
Ana Esteves enumerou ainda 10 factos que fazem da UMinho uma referência a nível nacional e internacional.
Após o Coffee break, os estudantes assistiram à apresentação de algumas das valências e iniciativas da UMinho, como os Serviços de Apoio às Atividades de Educação, os Serviços dos Sistemas de Informação e Comunicações, os Serviços de Documentação e Bibliotecas, os Serviços de Ação Social, a Associação Académica, a Erasmus Student Network – Minho, a Associação de Psicologia, o programa Tutorias por Pares, o curso de Português Língua Estrangeira – BabeliUM e a Provedoria do Estudante.
Após o almoço na cantina, os participantes partiram à descoberta do ?campus?, num peddy-paper com a colaboração da AAUMinho e da Erasmus Student Network – Minho.
Os cerca de 200 estudantes vieram da Alemanha, Brasil, Espanha, Japão, Lituânia, Países Baixos, Reino Unido, Roménia, Tunísia e Uruguai.
Ana Marques