Sasum

  • Home
  • /
  • XXII Gala do Desporto da Universidade do Minho

XXII Gala do Desporto da Universidade do Minho

É já na próxima semana que a Universidade do Minho (UMinho) realiza a sua XXII Gala do Desporto. Organizada desde 2001 pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em colaboração com a Associação Académica (AAUMinho), a Gala do Desporto 2023 terá lugar pelas 18h30 da próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço, Braga).

Esta Gala presta homenagem aos estudantes/atletas e treinadores desta Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de ?PODIUM? nas Competições Desportivas Universitárias na época desportiva 2022/2023. O momento pretende reconhecer publicamente todos os envolvidos nos sucessos da época desportiva transata, que obtiveram um desempenho de excecional valor no desporto da UMinho, elevando o nome da Academia, dentro e fora do país. Pretende-se ainda e também, com este evento, promover o desporto e a prática desportiva.

A Gala do Desporto é assim, o culminar de mais uma época desportiva para a AAUMinho. Foram cerca de 333 os atletas que representaram a AAUM/UMinho nas provas nacionais da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Uma participação que se traduziu em importantes resultados para a Academia, destacando-se as 80 medalhas conquistadas em modalidades individuais e coletivas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze). Dessa forma, a AAUMinho arrecadou o segundo lugar no ranking do Troféu Universitário de Clubes da Federação Académica do Desporto Universitário.

Para esta classificação, em muito contribuíram as medalhas de ouro no andebol feminino e masculino, Atletismo Corta-Mato e Ar Livre, Basquetebol 3×3 Feminino, Basquetebol Masculino, Canoagem, Futsal Masculino, Karaté, Kickboxing, Natação Piscina Curta e Longa, Orientação, Taekwondo, Voleibol Feminino e Xadrez, bem como todos os outros medalhados e participantes em provas que pontuaram para os títulos coletivos das suas equipas.

Evidentemente, para além de todos estes, também conquistaram o direito à presença na Gala do Desporto da UMinho todos aqueles que participaram, em representação da UMinho, nos campeonatos internacionais. 

Este é, ano após ano, um momento alto da vida da UMinho na área do desporto, uma celebração coletiva da importância do desporto na Academia Minhota, que junta em ambiente de festa todos os que de alguma forma participaram ou contribuíram para as conquistas da AAUMinho e da UMinho. Desta forma, as duas entidades reconhecem e valorizam o empenho de todos os agentes desportivos, encorajando-os para o início da nova época que se espera de sucesso.

Na corrida aos galardões de 2023 estão 20 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso (treinador do ano, atleta masculino do ano, atleta feminino do ano e atleta percurso desportivo).

Os nomeados na categoria de Treinador do Ano 2023 são:

Eduardo Fernandes: o treinador de Andebol Masculino conquistou o Campeonato Nacional Universitário e foi medalha de Bronze no Europeu Universitário da modalidade.

Maria Mimosa: a treinadora de Natação conquistou, ao longo da época, seis medalhas de Ouro, três medalhas de Prata e quatro medalhas de Bronze.

Manuel Gomes: o treinador de Kickboxing conquistou, ao longo da época, sete medalhas de Ouro, cinco medalhas de Prata e duas medalhas de Bronze. Arrecadou ainda duas medalhas de Bronze no Europeu Universitário da modalidade.

Alexandre Oliveira: o treinador de Basquetebol e Basquetebol 3×3 conquistou, ao longo da época, uma medalha de Ouro no Basquetebol Masculino, uma medalha de Ouro no Basquetebol 3×3 Feminino, uma medalha de Prata no Basquetebol 3×3 Masculino, o 11º lugar no Europeu de Basquetebol 3×3 Feminino e o 16º lugar no Europeu de Basquetebol Masculino.

Pedro Holstein: o treinador de Futsal conquistou o Campeonato Nacional Universitário e classificou-se em 5º lugar no Europeu Universitário da modalidade.

 

Os nomeados na categoria de Atleta Masculino do Ano 2023 são:

João Noivo: estudante do Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação e atleta de Basquetebol. Na época 2022/2023 arrecadou a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol e a Medalha de Prata no Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3×3. A nível internacional ficou em16º lugar no Europeu de Basquetebol Masculino.

Rafael Simões: estudante do Mestrado Integrado em Medicina e atleta de Natação. Na época 2022/2023, o nadador conquistou a Medalha de Ouro, em Piscina Curta, nos 200m estilos e 100m bruços. Na Piscina Longa venceu em 100 bruços. Obteve ainda a Medalha de Bronze, em Piscina Longa, nos 200m estilos.

Diogo Rosário: estudante do Mestrado em Matemática e Computação e atleta de Atletismo. Na época 2022/2023 foi Medalha de Ouro nos 3000m Obstáculos e 5000m Planos ao Ar Livre e venceu o Ouro Coletivo na prova de Corta-Mato.

Luiz Alexandre: estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores e atleta de Kickboxing. Na época 2022/2023, o desportista foi Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade na variante Lightkick <74kg e Lowkick <71kg e foi também Ouro no Coletivo. Arrecadou ainda o Bronze no Europeu Universitário da modalidade.

José Silva: estudante da Licenciatura em Marketing e atleta de Andebol. Na época 2022/2023, o andebolista conquistou o título no Campeonato Nacional Universitário e arrecadou o Bronze no Europeu Universitário da modalidade.

 

Os nomeados na categoria de Atleta Feminino do Ano 2023 são:

Nádia Gonçalves: estudante da Licenciatura em Direito, a atleta de Andebol conquistou, na época 2022/2023, a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de modalidade e contribuiu para a conquista, pela sua equipa, do 8º lugar no Europeu Universitário.

Rita Fernandes: estudante do Mestrado em Ciências da Saúde, a atleta de Orientação conquistou, na época 2022/2023, a Medalha de Ouro individual e coletiva no Campeonato Nacional Universitário da modalidade e conseguiu, a nível europeu, o 74º lugar na variante Sprint, e o 60º lugar na variante Middle.

Mariana Machado: estudante do Mestrado Integrado em Medicina, a desportista de Atletismo conquistou a Medalha de Ouro, individual e coletiva, no Campeonato Nacional Universitário da modalidade em corta-mato. Foi ainda Medalha de Ouro nas Universíadas.

Raquel Dantas: estudante da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, a atleta de Basquetebol conquistou, na época 2022/2023, a Medalha de Ouro em Basquetebol 3×3. Alcançou ainda o 11º lugar no Europeu da modalidade.

Magda Ferreira: estudante do Mestrado Integrado em Medicina, a atleta de Voleibol conquistou na época 2022/2023, a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário de modalidade e contribuiu para a conquista, pela sua equipa, do 12º lugar no Europeu Universitário.

 

Os nomeados na categoria de Atleta Percurso Desportivo do Ano 2023 são:

Eva Monteiro – terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil. A atleta de Voleibol arrecadou três Medalhas de Ouro e duas Medalhas de Prata nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade. A nível internacional participou no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol 2022, contribuindo para o 8º lugar da equipa.

Sofia Oliveira- terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. A atleta de Kickboxing conseguiu, ao longo do seu curriculum, nove Medalhas de Ouro nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade. Participou ainda nos Campeonatos Europeus Universitários em 2019, 2022 e 2023, onde arrecadou as Medalhas de Bronze, Ouro e Bronze, respetivamente.

Catarina Ribeiro – terminou o Mestrado Integrado em Psicologia. A atleta de Voleibol, ao longo do seu percurso desportivo, foi Campeã Nacional Universitário por duas vezes e vice-campeã por dias vezes também. A nível internacional teve três participações em Campeonatos Europeus Universitários – 2018, 2022 e 2023, nos quais foi 10º, 8º e 12º lugar, respetivamente.

André Gomes – terminou o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação. O atleta de Basquetebol foi por duas vezes Campeão Nacional Universitário, duas vezes vice-campeão, alcançando ainda uma Medalha de Bronze.

Nuno Castro – terminou o Mestrado em Biologia molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo. O atleta de Voleibol foi por duas vezes Campeão Nacional Universitário e uma vez vice-campeão. A nível internacional teve duas participações em Campeonatos Europeus Universitários ? 2019 e 2023, arrecadando o 9º e 8º lugar, respetivamente.

 

22ª edição distingue Câmara Municipal de Braga

A Universidade do Minho pretende distinguir a Câmara Municipal de Braga com a atribuição do Galardão Prestígio como reconhecimento pela relevância e longevidade das ligações entre a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho no âmbito do desporto universitário nos planos organizativo, formativo e competitivo. A entidade será reconhecida pela parceria e cooperação profícua que tem mantido com a instituição minhota ao longo de mais de duas décadas, mais concretamente desde 1998, que resultou na organização bem sucedida de 12 eventos internacionais, nomeadamente, seis campeonatos mundiais universitários e seis campeonatos europeus universitários.

A cerimónia contará com a presença do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), Dr. João Paulo Correia.

Texto: Ana Marques

EN
Skip to content