Sasum

  • Home
  • /
  • Universidade do Minho elegeu os melhores do Desporto em 2022/2023

Universidade do Minho elegeu os melhores do Desporto em 2022/2023

Manuel Gomes (Treinador do Ano), Luiz Alexandre (Atleta Masculino do Ano), Mariana Machado (Atleta Feminino do Ano) e Sofia Oliveira (Percurso Desportivo) foram os grandes vencedores da 22.ª edição da Gala do Desporto da Universidade do Minho (UMinho) que entregou os ?PODIUM? aos melhores de 2022/2023. Este ano foi ainda entregue o ?Galardão Prestígio? à Câmara Municipal de Braga.

A Gala incluiu ainda um reconhecimento ao Comité Organizador do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, tendo sido chamados ao palco os vice-presidentes de cada área para receberem a medalha.

A Gala anual de homenagem aos melhores desportistas, treinadores, técnicos e dirigentes desta Universidade, teve uma vez mais como palco, o fantástico Salão Medieval da Reitoria da UMinho, no qual juntou cerca de 200 convidados, entre estudantes/atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como personalidades de relevo do panorama desportivo e político regional e nacional. 

Organizada pelos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM), em cooperação com a Associação Académica (AAUMinho), a cerimónia de atribuição dos ?galardões do desporto? decorreu ontem, dia 9 de outubro, pelas 19h00, e visou prestar homenagem aos estudantes/atletas e treinadores desta Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de ?PODIUM? nas Competições Desportivas Universitárias na época desportiva 2022/2023. O momento pretendeu reconhecer publicamente todos os envolvidos nos sucessos da época desportiva transata, que obtiveram um desempenho de excecional valor no desporto da UMinho, elevando o nome da Academia, dentro e fora do país. Pretendeu-se ainda e também, com este evento, promover o desporto e a prática desportiva.

Para além dos ?atores? principais, os 20 nomeados, a grande festa do desporto da Academia Minhota contou com a presença, entre os convidados, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, entre outras personalidades. 

A Gala representa o encerramento da época desportiva e visa reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário, homenagear os campeões, bem como premiar aqueles que mais se destacaram na época desportiva de 2022/2023. Pretendendo agradecer a todos os que ao longo do ano se empenharam, esforçaram e deram o máximo para representar condignamente a UMinho, simbolizando os ?PODIUM? entregues, o reconhecimento pelo esforço e dedicação ao desporto universitário. 

E deram muito! Tal como realçou Margarida Isaías, ?hoje celebramos os 333 estudantes-atletas que representaram a UMinho em provas nacionais e internacionais! Hoje celebramos os treinadores e assistentes técnicos que contribuíram para os excelentes e, alguns inéditos, resultados na época desportiva 22/23?. Sublinhando as 80 medalhas conquistadas em modalidades individuais e coletivas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze), que resultaram na conquista do 2.º lugar no Troféu Universitário de Clubes da FADU. A dirigente associativa destacou ainda as organizações internacionais, as parcerias com clubes e associações, bem como a ?missão? desportiva perseguida em cooperação pela UMinho, pelos SASUM e AAUMinho ?uma receita que se tem mostrado imperfeitamente perfeita época após época?, disse.

A presidente da AAUMinho aproveitou a oportunidade e a presença de algumas entidades para criticar a ?desatualização dos métodos de ensino nas Universidades Portuguesas?, para exigir mais ?investimento financeiro no desporto?, afirmando que ?o combate a esta tendência de abandono desportivo passa por irmos mais além e não de irmos para trás?. Acrescentando que, ?de março até agora atingimos já os 100 000? investidos, prevendo passar em cerca de 20 000? este valor, até ao final do ano?, um aumento do investimento no desporto que diz não ter visto, ?nem por parte da UMinho?, ?nem por parte Estado?, assistiu-se sim a uma ?redução do financiamento no movimento estudantil em Portugal, quando deveria caminhar no sentido do seu aumento?, patenteou.

Terminando, agradeceu a todos, garantindo que ?apesar das dificuldades, iremos continuar a trabalhar para promover o desporto universitário na UMinho. Afinal, quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação e a celebração!?

Alexandra Seixas, destacou que ?a aposta no desporto universitário é a dimensão mais visível e concreta da estratégia de promoção de hábitos de vida saudável?, sublinhando o papel dos SASUM na criação de condições para a prática desportiva, em paralelo com as rotinas diárias dos estudantes. ?Gostamos de pensar que, nos SASUM, contribuímos para, além de formarmos indivíduos mais saudáveis, criamos e promovemos condições para a aquisição de competências sociais, as famosas e comummente denominadas ?soft skills? que a prática desportiva, reconhecidamente, confere?, disse.

Revelando alguns números, a administradora dos Serviços Sociais destacou: os mais de 5 800 utentes registados nos serviços desportivos da UMinho, dos quais cerca de 4000 são estudantes, e destes, 333 representaram a UMinho nos Campeonatos Nacionais Universitários; as 80 medalhas conquistadas em modalidades individuais e coletivas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze), e dessa forma, a conquista pela AAUMinho do 2.º lugar no medalheiro Nacional Universitário e 3º lugar no Troféu Universitário de Clubes; foram ainda conquistadas 3 medalhas de bronze nos Campeonatos Europeus Universitários (Andebol e Kickboxing); 2 estudantes da UMinho, Mariana Machado e Tamila Holub, representaram Portugal nos Jogos Mundiais Universitários com destaque para a conquista da medalha de ouro na prova de 5000m planos pela Mariana; a UMinho acolheu o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, em Braga, no qual participaram 25 equipas (15 femininas e 10 masculinas) de 10 países diferentes; e foram atribuídos 276 estatutos de estudante atleta da UMinho. Afirmando que estes ?resultados? e todo o ?trabalho? que é feito, ?a todos nos orgulham?.

Rui Vieira de Castro destacou a importância do desporto no seio da UMinho e do desporto universitário, ?como complemento essencial da formação superior?. Agradecendo a todos os que contribuem para o sucesso da UMinho nesta área, inclusive aos parceiros que são, disse, ?fundamentais para a concretização do nosso projeto desportivo?.

Expondo alguns números, o Reitor assegurou que ?há razões para estarmos contentes?, referindo que, um quarto dos membros da comunidade académica são utentes registados nos serviços desportivos da UMinho, ?certamente há ainda espaço para crescimento, mas estamos num ponto já notável?, declarou.

Dirigindo-se a todos os estudantes-atletas que vestem a camisola da UMinho, o responsável da Universidade disse que os seus sucessos são resultado do seu esforço pessoal, agradecendo o facto de mostrarem que é possível um percurso de elevado nível académico, e, ao mesmo tempo, um percurso de elevado nível desportivo, ?agradeço essa demonstração que fazem de que é possível esta combinação virtuosa?.

Finalizando, patenteou a ideia da importância que o desporto tem na concretização da missão educadora da universidade. ?Todos entendemos que o desporto é uma dimensão fundamental da educação integral que a universidade procura garantir aos seus estudantes?, frisou.

Chegado o momento mais aguardado, a revelação dos vencedores da noite, pelas mãos da administradora dos SASUM foi entregue o galardão de Treinador do Ano, que este ano foi para Manuel Gomes. O treinador de Kickboxing conquistou, ao longo da época, sete medalhas de Ouro, cinco medalhas de Prata e duas medalhas de Bronze. Arrecadou ainda duas medalhas de Bronze no Europeu Universitário da modalidade. O PODIUM foi entregue pela Administradora dos SASUM. 

O vencedor na categoria de Atleta Masculino do Ano foi Luiz Alexandre, estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores e atleta de Kickboxing. Na época 2022/2023, o desportista foi Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade na variante Lightkick <74kg e Lowkick <71kg e foi também Ouro no Coletivo. Arrecadou ainda o Bronze no Europeu Universitário da modalidade. O PODIUM foi entregue pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga.

Mariana Machado foi a eleita na categoria de Atleta Feminino do Ano. A estudante do Mestrado Integrado em Medicina e desportista de Atletismo conquistou a Medalha de Ouro, individual e coletiva, no Campeonato Nacional Universitário da modalidade em corta-mato. Foi ainda Medalha de Ouro nas Universíadas. O PODIUM foi entregue pela presidente da AAUMinho. 

A última revelação da noite foi o vencedor da categoria Atleta Percurso Desportivo, PODIUM que este ano foi entregue a Sofia Oliveira. A estudante e atleta de Kickboxing concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Ao longo do seu curriculum, arrecadou nove Medalhas de Ouro nos Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade. Participou ainda nos Campeonatos Europeus Universitários em 2019, 2022 e 2023, onde arrecadou as Medalhas de Bronze, Ouro e Bronze, respetivamente. A distinção foi entregue por Vítor Dias. 

O Galardão Prestígio foi entregue à Câmara Municipal de Braga, na pessoa da sua Vice-Presidente, Sameiro Araújo, como reconhecimento pela relevância e longevidade das ligações entre a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho no âmbito do desporto universitário nos planos organizativo, formativo e competitivo. A entidade foi reconhecida pela parceria e cooperação profícua que tem mantido com a instituição minhota ao longo de mais de duas décadas, mais concretamente desde 1998, que resultou na organização bem-sucedida de 12 eventos internacionais, nomeadamente, seis campeonatos mundiais universitários e seis campeonatos europeus universitários. O Galardão foi entregue pelo reitor da UMinho. 

A noite terminou com jantar e convívio entre todos os presentes.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

EN
Skip to content