Sasum

  • Home
  • /
  • Universidade do Minho conquistou Selo Estudante-Atleta

Universidade do Minho conquistou Selo Estudante-Atleta

Promoção da carreira dupla e do sucesso pós-carreira desportiva valem à UMinho reconhecimento do IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu ontem à noite o selo Estudante-Atleta à Universidade do Minho (UMinho). A instituição obteve 82 pontos vendo assim reconhecido o trabalho desenvolvido na promoção das condições de conciliação da carreira dupla dos(as) atletas, com vista à melhoria dos resultados, académicos e desportivos, e também no sucesso no pós-carreira desportiva. A titularidade do Selo Estudante-Atleta é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição, neste caso até outubro de 2025.

A iniciativa de entrega dos ?Prémios de Mérito Desportivo? decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa e o Selo Estudante-Atleta atribuído à UMinho foi recebido pela administradora dos Serviços de Ação Social, Alexandra Seixas e pelo diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da UMinho, João Ribeiro. O reconhecimento foi entregue pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e pelo Secretários de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

A iniciativa do IPDJ foi lançada em 2022 e visa incentivar as instituições de ensino superior nacionais para que os/as estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva, sendo também este um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair alunos/as. O objetivo desta iniciativa é o de distinguir as instituições de ensino superior que fomentam essas mesmas carreiras duplas e a atribuição deste selo resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas instituições, considerando a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta. Esta primeira edição contou com 11 candidaturas submetidas, nomeadamente sete universidades e quatro institutos politécnicos. Destas, apenas oito cumpriram com as condições para a atribuição do Selo, sendo a UMinho uma das que obteve melhor classificação.

Texto: GCI

EN
Skip to content