Posted on Leave a comment

Disputa por um lugar na final Masculina

”    

Finais e Cerimónia de Encerramento do CEUB dia 16

 

O Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol despede-se hoje, dia 16 de Julho de Guimarães, cidade que o acolheu durante toda a semana. Com a final feminina a decorrer pelas 16h15 e a masculina pelas 18h30, o CEUB 2006 fechará portas depois da Cerimónia de Encerramento que decorrerá logo depois das finais.

 

Organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e Universidade do Minho (UM) sob as égides da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), este evento já provou ser o melhor de sempre, opinião partilhada pelos participantes nacionais e estrangeiros.

 

Na Cerimónia de Encerramento estarão presentes várias figuras representativas do desporto, bem como o Sr. Reitor da UMinho, António Guimarães Rodrigues, o Presidente do Comité Organizador, Roque Teixeira e os delegados da EUSA. Estes seguindo o protocolo farão a entrega de prémios aos vencedores do 1º, 2º, e 3º lugar do campeonato e distinguirão ainda o melhor base; melhor base extremo; melhor extremo; melhor extremo poste; e melhor poste do torneio.

 

Disputa por um lugar na final Masculina –  Meias-Finais Masculinas

O dia 15 marcou aquelas que foram as meias-finais masculinas. Na disputa por um lugar na final de domingo estiveram a U. Ljubljana (SLO) vs Sauliai U. (LIT) e U. Split (CRO) vs Vytautas Magnus (LTU). Destas duas partidas sairiam vencedores Ljubljana e Vytautas Magnus dos quais sairá o campeão masculino da competição.

Para além destes dois jogos várias outras partidas foram disputadas durante o dia entre o 2º, 3º e 4º classificado de cada grupo e ainda três jogos femininos.

 

MASCULINO

 

U.Minho (POR) vs U. Groningen (NED)

No primeiro jogo do dia, a equipa da Universidade de Groningen alcançou a sua primeira vitória neste Europeu ao derrotar a equipa anfitriã da Universidade do Minho por 55-69.

Nos primeiros dois períodos o jogo foi equilibrado, verificando-se um empate ao fim do segundo parcial (36-36). As equipas estavam a encaixar bem no jogo uma da outro e o jogo parecia prometer uma discussão até ao final.

Apesar disso, nos dois últimos parciais, a equipa holandesa acabou por controlar o encontro e alcançou uma diferença no marcador que apenas teve de controlar até ao fim do tempo regulamentar.

 

U. Lyon I (FRA) vs UTAD (POR)

Num jogo que colocou frente-a-frente os quartos classificados dos grupos B e D, a Universidade de Lyon I levou de vencida a equipa portuguesa da UTAD por 74-54.

Os campeões nacionais, em título, surpreenderam os franceses no início do encontro, comandando o encontro e alcançando uma vantagem de dez pontos ao fim dos primeiros dois períodos. Neste primeira fase do encontro a equipa da UTAD era aquela que praticava o melhor basquetebol e a vantagem era totalmente merecida.

A história do encontro foi completamente diferente nos dois últimos parciais com os franceses a recuperarem a desvantagem e a passarem para a frente do marcador. Depois de ter estado a perder por dez pontos a equipa de Lyon acabaria por vencer com uma vantagem de 20 pontos que lhe assegurou a vitória.

 

U. Nis (SCG) vs Fatih U. (TUR)

No jogo entre a U. de Nis e a U. Fatih, a vitória sorriu aos sérvios, que derrotaram os turcos por 81-69.

As equipas estiveram sempre próximas no marcador, mas no último período os sérvios levaram a melhor, alcançando uma vantagem importante.

No primeiro parcial, a equipa da U. de Nis começou melhor a partida mas a equipa turca recuperou, com o resultado a fixar-se em 20-19.

O segundo período viu a U. Fatih alcançar a liderança do marcador, sempre com os sérvios por perto. Foi um parcial muito equilibrado, com as equipas a nunca estarem separadas por mais de dois pontos. No final os turcos lideravam por quatro pontos (34-38).

O terceiro parcial foi igualmente equilibrado, com nenhuma das equipas a alcançar uma vantagem significativa.

No último período os sérvios fugiram à equipa turca e acabou por alcançar a vitória com o resultado de 81-69. O melhor jogador em campo foi o Aleksandar Mladenovi.

 

Czestochowa U. (POL) vs U. Lublin (POL)

Num jogo entre duas equipas polacas, a U. de Czestochowa levou a melhor sobre a U. Lublin por 70-53. Durante a maior parte do tempo de jogo o resultado esteve nivelado, sendo decidido apenas no terceiro e quarto parciais.

O primeiro parcial foi muito equilibrado e disputado mas, no final a equipa da U. de Lublin tinha uma ligeira vantagem (16-20).

O segundo período teve poucos cestos, com as equipas a terem muitas dificuldades nos movimentos ofensivos, a cometerem muitas faltas ofensivas, a falharem muitos passos e a desperdiçar muitas oportunidades de marcar. No final deste período o empate era um resultado justo (26-26).

O terceiro parcial foi um dos momentos chaves do encontro com a equipa da U. de Czestochowa a alcançar a liderança no marcador (52-43).

Essa vantagem aumentou no último tempo, confirmando a vitória da U. de Czestochowa. O melhor jogador em campo foi Przemyslaw Szymanski, da equipa vencedora.

 

U. Göttingen (GER) vs U. Paris 7 (FRA)

Neste sábado a competição masculina inaugurou a sua segunda ronda. Um dos primeiros jogos da tarde opôs as equipas U. Göttingen e U. Paris 7, oriundas da Alemanha e França, respectivamente.

Ambas as equipas ganharam dois jogos e perderam um nos seus grupos de apuramento. A equipa do Paris 7 liderou sempre o marcador, ganhando o primeiro quarto do jogo por 13-24. Os segundo e terceiro períodos foram bem disputados, terminando com 24-39 e 44-60. A equipa do Paris 7 ganhou a partida por 55-83, tendo sido o número 15 francês, Nazim Kadra, eleito o MVP.

 

TIE Thessaloniki (GRE) vs Frederick IT (CYP)

TIE Thessaloniki da Grécia venceu o jogo frente Frederick IT. Os jogadores gregos evidenciaram a sua supremacia ao longo de todo o jogo.

No final do segundo tempo, Thessaloniki tinha 38 pontos em oposição aos 25 pontos cipriotas.

Esta situação prolongou-se pela terceira parte (54-43).

No último minuto o cipriota número 6, Marcos Asonitis, reduziu a diferença entre as equipas (71-63), mas o grego Ioanis Psathas, considerado o MVP do jogo, estabeleceu uma diferença de 10 pontos. No final da partida,o cipriota Stratis Stylianoy conquistou os últimos pontos.

 

U.Split (CRO) vs Vytautas Magnus (LTU)

Uma das semi-finais disputadas ontem opôs as equipas U. Split, da Croácia, e os lituanos da U. Vytautas Magnus.

Ambas as equipas sempre se apresentaram fortes neste torneio, demonstrando uma boa capacidade de jogo. Em toda a partida a equipa U. Vytautas Magnus esteve sempre mais consistente. Apesar de ter entrado bem no jogo, durante o desenrolar do mesmo os croatas da U. Split foram perdendo alguma vitalidade que acabou por ser fatal para as suas pretensões.

Os resultados parciais foram: 19-24; 30-43 e 45-68. O resultado final fixou-se em 63-89. O MVP da partida foi, da equipa

 

U. Ljubljana (SLO) vs Siauliai U. (LTU)

Um dos jogos mais aguardados do dia era o confronto para a final entre Universidade de Lijubliana da Eslovénia e Universidade de Lijubliana da Lituânia. O primeiro período do jogo foi muito equilibrado, com um ritmo elevado e com um nível muito bom de Basquetebol. O resultado do primeiro período ficou em 27- 21 para a equipa da Eslovénia.

No segundo período a Universidade de Ljubljana começou com a vantagem no marcador terminando em 52-43. Com movimentos rápidos de ataque e muito contacto físico o terceiro período foi muito disputado, com a equipa da Eslovénia a manter a liderança no marcador: 62-58. O empate no último período (84- 84), levou o jogo para prolongamento. Um esforço final da Universidade de Ljubljana levou a equipa a vencer este jogo por 98-94.

 

FEMININO

 

University of Minho (POR) vs University of Coimbra (POR)

O primeiro jogo feminino do dia pôs a Universidade do Minho e Universidade de Coimbra a lutar pelo 11º e 12º lugar no ranking. Neste ?luso? jogo a equipa anfitriã esteve claramente em desvantagem em relação à equipa coimbrã e perdeu o primeiro tempo por 5 ? 14.

A superioridade demonstrada pelas representantes da Universidade de Coimbra foi visível no segundo período. Praticando um jogo mais organizado e mais estruturado ganharam por 11 ? 43.

No terceiro tempo a equipa do Minho tentou reduzir a disparidade mas a equipa adversária estava mais forte e estrategicamente ofensiva. O resultado foi 24 ? 62.

Sem muitos pontos marcados, o ultimo quarto do jogo confirmou a vitória para a equipa de Coimbra que venceu por 30 ? 68. O MVP do jogo foi Ana Santos da mesma equipa.

 

INSA Toulouse (FRA) vs U. Valenciennes (FRA)

A INSA Toulouse e a Universidade de Valenciennes, ambas de França, lutaram para assegurar o nono e décimo lugar. Num jogo bastante equilibrado, a primeira parte terminou 14-15, ganhando a equipa da Universidade de Valenciennes.

Renhido até ao último minuto do segundo tempo, o resultado ficou estabelecido em 21-29. Ambas as equipas praticaram um jogo rápido e táctico, repleto de movimentos velozes, no entanto, a equipa da Universidade de Valenciennes estava fisicamente melhor preparada e acabou por ganhar o terceiro tempo do jogo por 38-48.

No último periodo, a INSA Toulouse fez uma subida astronómica e chegou a igualar a adversária, contudo, a vencedora foi a Universidade de Valenciennes que ganhou por 54-60 senda a MVP do jogo Johanna Cortinovis da equipa vencedora.

 

University of Amsterdam (NED) vs University of Valencia (ESP)

No terceiro jogo do dia, as duas Universidades demonstraram um jogo muito similar, baseado em movimentos de qualidade técnica, com defesas muito fortes e rápidas. As equipas estavam muito equilibradas em todos os aspectos dos jogos, terminando o primeiro período em 11-10.

O segundo período começou com uma pequena vantagem para as holandesas, conseguindo ganhar esse período por 28-26. Pelas mãos das suas jogadoras chave Laura Bartolomé and Tania Serrano, as espanholas recuperaram no marcador, defendendo melhor e contra-atacando com muita objectividade. O resultado final do terceiro período fixar-se-ia em 39-51.

No quarto e último período do jogo, a Universidade de Valência continuou com a vantagem no marcador, controlando e impondo o ritmo de jogo. O resultado final foi de 41-61 e a MVP do jogo foi Laura Bartolomé da Universidade de Valência.

 

University of Belgrade (SCG) vs University of Göttingen (GER)

No jogo que decidia o 5º e 6º lugares, as equipas entraram um pouco distraídas do jogo. Num jogo muito equilibrado com um 1º período muito mal jogado com muitas oportunidades perdidas e com um ritmo muito lento para uma competição deste nível. O resultado de 6-9 demonstrou mesmo esse nível.

O segundo período, o jogo ficou mais rápido e com muitos contra ataques de ambas as equipas. As sérvias ganharam uma vantagem no marcador fechando o segundo período com uma vantagem de 26-23 sobre as alemãs.

Pelas mãos das melhores jogadoras, as servias controlaram o resto da partida sem dificuldades, vencendo o jogo por 66-59. A MVP do jogo foi Bojana Bogdanovic da University of Belgrade.

 

APE Katowice (POL) vs University of Ljubljana (SLO)

As eslovenas entraram melhor ganhando alguma vantagem que foram gerindo com o correr do tempo. Aproveitando a desconcentração da equipa de Katowice, esta diferença foi aumentando ligeiramente. Mas rapidamente as polacas compuseram o jogo e encurtaram a vantagem para 4 pontos a meio do 1º tempo. Mas 2 ataques falhados pelas eslovenas permitiram às polacas encurtar a distância para apenas 3 pontos ao fim do 1º período em 24-21.

O segundo período iniciou pelas mesmas linhas com alguma desconcentração das polacas a dar vantagem à equipa de Ljubljana. Mantendo um ritmo de jogo muito vivo, houve 1 minuto de desconcentração e a distância dilatou-se para 8 pontos. O segundo período terminou em 52-33 para apenas.

O terceiro período do jogo começou muito equilibrado com a equipa de Katowice a tentar reduzir a diferença no marcador e com a equipa de Ljubljana a manter a vantagem que trazia do segundo período. A equipa da Eslovénia foi aumentando aos poucos a vantagem vencendo por 70-50

No quarto e último período a toada não se alterou. O jogo manteve-se com as eslovenas a controlarem o jogo. Apesar de as polacas reduzirem a diferença no marcador a vitória não fugiu à equipa de Ljubljana por 84-70.

 

 
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *