“
Trata-se de um produto mundialmente inovador, 100% Português, para utilizadores normalmente esquecidos (os deficientes), criado numa Universidade (do Minho), desenvolvido numa recém-criada empresa de base tecnologica (SAR), que vai ser fabricado/comercializado por uma empresa já
existente no mercado (OrtoMaia), com uma patente submetida, que venceu 3 prémios (BES Inovação, NortiNov, Inventuminho), e que vai ser exibida numa feira internacional em Madrid de 29 de Novembro a 2 de Dezembro.
A SAR endereça o convite a todos os interessados para assistir à apresentação oficial em Portugal deste produto 100% português, resultante de uma colaboração exemplar entre universidade e empresas.
Este projecto começou há 3 anos atrás, no seio do Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho, liderado pelo Prof. Doutor Fernando Ribeiro. Com base na experiência adquirida com os robôs futebolistas, galardoados por várias vezes em eventos nacionais e internacionais, surgiu
então a ideia de criar algo útil e inovador ? uma cadeira omnidireccional, capaz de revolucionar o mundo das cadeiras de rodas.
Em 2004 foi desenvolvido o 1º protótipo à escala de uma criança. A ideia foi a 3 concursos nacionais tendo sido premiada em todos eles. A patente foi registada pela Universidade do Minho em 2005.
Criada em 2006, a SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda, tem como