“No concerto foram interpretadas com mestria obras de J. Haydn (Sinfonia n.º 55 em Mi bemol Maior “O Mestre de Escola”), Eurico Carrapatoso (“Suite D’Aquém e D’ Além Mar” para marimba e cordas) e L. Beethoven (Sinfonia n.º 7, op.92).
Os jovens músicos que compõem a Orquestra de Câmara do Minho, formados em prestigiadas universidades portuguesas e estrangeiras, tiveram assim oportunidade de ser dirigidos por um dos mais reputados percussionistas do mundo.
O Concerto foi gravado pela Radiodifusão Portuguesa e contou com o patrocínio da Reitoria da Universidade do Minho e Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e os apoios da Companhia da Música – Fundação Bomfim e empresa Cofinca, SA.
Depois deste Concerto, a Orquestra de Câmara do Minho participa já no próximo dia 4 de Março nas comemorações do Dia do Concelho de Ponte de Lima a convite da autarquia local, seguindo depois para o Concurso Internacional da Covilhã que se realiza entre 31 de Março e 5 de Abril.
No Concerto de Ponte de Lima dirigido pelo maestro Vítor Matos, a decorrer às 18h30 no Teatro Diogo Bernardes, os músicos irão interpretar a Sinfonia n.º 31 em Ré Maior (“Paris”) de Wolfgang Amadeus Mozart e a 7.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven. A A bertura do Concerto fica a cargo do consagrado pianista Luís Pipa que irá interpretar um Tema com variações e Final de Jerónimo Xavier Varella.
Redacção
“