“
A UMinho participou neste II Open com três jogadores, Yurih Horbach, Orphe Bolhari e Henrique Castro. Castro, vencedor dos últimos Campeonatos Nacionais Universitários, terminou em terceiro lugar, completando o pódio. O vencedor do I Open, Bolhari, ficou em quinto lugar. Em segundo lugar ficou Gustavo Pires, da UAv.
Foi um feliz Horbach que regressou ao Minho. Enfatizando a qualidade da concorrência, Horbach, enalteceu os colegas que com ele treinam. “Graças ao Orphe e ao Henrique estes resultados são possíveis”.
Bolhari era o rosto da desilusão no final da competição. Apesar de ter feito os serviços mínimos para assegurar a sua presença na fase final da competição, sem necessitar de competir o III Open de Apuramento, Bolhari ficou triste com a sua classificação final. “Não correu bem”, constatou o atleta iraniano da UMinho.
No II Open participaram 15 atletas de três universidades, Minho com três, Lisboa com um e os anfitriões, Aveiro, com 11 jogadores. A ausência da Universidade do Porto foi notada. Da UAv participou a única mulher, Ana Margarida Ferreira. “É estranho, dá a ideia que o xadrez é um jogo de homens e não devia ser assim. As mulheres também sabem jogar”, confessou ao UMDicas Ana Ferreira, que terminou em sexto lugar.
O III Open de Apuramento é na UMinho. Joga-se em Março e Castro já pediu a Horbach e Bolhari, “em Braga é a minha vez [de ganhar]. Pode ser?”.
José Ribeiro
“