“
Além da equipa da casa, estiveram presentes em Braga a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a Universidade do Porto (UP), a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEESTV), a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Lisboa (UL), num total de trinta atletas, 24 masculinos e seis femininos.
No caminho até à vitória, Graça perdeu apenas um jogo, ainda na fase de grupos, ante o jogador da AAC, Pedro Silva, atleta este que havia de chegar à final juntamente com o atleta minhoto. Se o primeiro confronto não foi favorável ao atleta da UMinho, derrota por 2-1 (16-21; 21-17; 21-16), já não se pode dizer o mesmo da final. O estudante de Engenharia Civil da academia minhota bateu o conimbricense no jogo decisivo também por 2-1, pelos parciais de 21-11, 22-20 e 22-11.
No final da prova, Graça mostrou-se muito “contente” com esta vitória. Para o atleta minhoto a motivação foi o factor chave para alcançar o triunfo, pois os dois «estavam bastantes cansados».
Além de João Graça, também Rui Almeida e João Rodrigues obtiveram uma boa classificação neste segundo OA de badminton. O primeiro alcançou o quarto lugar ao passo que o segundo se ficou pelo sexo posto. Desta forma, os três atletas minhotos praticamente já garantiram o apuramento para a fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), ainda antes da realização da última prova da fase de apuramento, que, à semelhança das anteriores, também se vai realizar no campus de Gualtar, em Braga
UP bate UMinho
Na competição feminina, estiveram em prova sete atletas, que foram alinhadas em dois grupos de três, devido à falta de comparência da desportista da UMinho, Joana Pestana. No grupo A passaram à fase seguinte Carla Guimarães (UMinho), Martyna Wroblewska (UL) e Maria Cristiana Costa (UP) enquanto que no grupo B seguiram em frente Inês Castro (UMinho) e Ana Filipa Sousa (UP).
Já na fase de eliminatórias, Carla Guimarães e Inês Castro não conseguiram passar das meias-finais, onde perderam contra as atletas do Porto que haviam de disputar a final. No último e decisivo jogo, a sorte pendeu para o lado de Maria Cristiana Costa que levou de vencida a companheira de equipa, Ana Filipa Sousa, por 2-0 (22-20; 21-18).
No final do open, a atleta e monitora de badminton da UMinho, Carla Guimarães, referiu que ao nível organizativo “correu tudo bem”. A monitora da modalidade adiantou ainda ao UMdicas, que Portugal terá uma equipa presente no Mundial Universitário de Badminton, a decorrer na Universidade do Minho em Maio de 2008, e que seja essa a razão para o aumento da competitividade nesta fase de qualificação.
Texto: Carlos Daniel Rego