Posted on Leave a comment

Reitor da UMinho homenageado em Noite de Gala do Desporto







                                                Fotos disponiveis online na Galeria BIG

Foi em ambiente de festa, muita animação e expectativa que decorreu mais uma Gala do Desporto, o mistério pairou até à subida ao palco dos apresentadores da cerimónia, Tatiana Pereira e Hélder Miranda que pelas 23:00 começaram a “abrir o livro” para desvendar finalmente os grandes vencedores da noite. Com cinco categorias na corrida aos PODIUM, da história da Gala do Desporto 09 constam já os nomes de Carla Guimarães, vencedora na categoria de Monitor do Ano, Alexandre Oliveira vencedor para Treinador do Ano, Filipe Magalhães vencedor para Atleta Masculino do Ano, Elsa Lima vencedora para Atleta Feminino do Ano e Jorge Rodrigues vencedor para Atleta Percurso Desportivo.





A Distinção Especial foi para o Reitor da UMinho, Guimarães Rodrigues, personalidade que desde sempre prestou o seu apoio ao desporto, contribuindo em muito para os sucessos conseguidos ao longo destes anos pela UMinho, no que toca às participações das equipas minhotas a nível nacional e internacional, organizações desportivas, infra-estruturas, bem como para os impressionantes números atingidos pela academia, no que toca a praticantes a usar as instalações desportivas, como ele mesmo referiu “são os meus atletas, são as minhas equipas”, demonstrando o sentimento que nutre pela área desportiva na Academia Minhota.

 

 






 

Com a recepção aos convidados a decorrer pelas 20h00, o convívio e descontracção foi patente entre todos os presentes. Após o jantar e pelas 23h00 os apresentadores abriram as “hostes” para o momento mais esperado da noite que foi a apresentação dos candidatos ao PODIUM e a divulgação dos vencedores das várias categorias.

 

A atribuição dos PODIUM é sempre o momento mágico da noite, para uns é o concretizar de um sonho, para outros o seu adiamento, mas o desvendar do vencedor era sem dúvida um momento de alegria na sala.

 






 

Para a entrega do PODIUM de Monitor do Ano foi chamado Fernando Parente, Director do Departamento de Desporto e Cultura da UMinho, que presenteou Carla Guimarães, a monitora de Badminton dedicou o prémio a todos quantos a apoiaram, não esquecendo os responsáveis pelo desporto na UMinho e aos seus atletas “sem eles este prémio não seria possível”. O Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva entregou na mão de Alexandre Oliveira o “ceptro” de Treinador do Ano, premio arrecadado graças ao excelente trabalho conseguido à frente da modalidade de Basquetebol.

 

O Presidente da AAUM, Pedro Soares entregou nas mãos de Elsa Lima o prémio de Atleta Feminino do Ano, esta referiu que “esta não foi uma vitória só minha” dedicando galardão a todas as sua colegas “sem elas não teria conseguido”. Para entregar o PODIUM de Atleta Masculino do Ano subiu ao palco a Pró-reitora, Prof. Irene Montenegro, Filipe Magalhães venceu o prémio pelo excelente trabalho na equipa de Andebol, que por três anos consecutivos foi vice-campea europeia da modalidade. O vencedor do galardão de Atleta Percurso Desportivo, Jorge Rodrigues recebeu o prémio das mãos do Reitor da UMinho, Prof. Guimarães Rodrigues.

 






 

O momento mais emocionante da noite aconteceu com a atribuição da Distinção Especial que este ano foi atribuída não a alguém ligado ao desporto universitário minhoto, mas a alguém que sempre esteve ao seu lado nos momentos mais importantes, prestando o seu apoio e contribuição a vários níveis. O Prof. Guimarães Rodrigues recebeu o galardão da mão de dois dos mais marcantes atletas da UMinho, Humberto Gomes (andebol) e Filomena Costa (atletismo). Visivelmente emocionado o reitor agradeceu a todos o prémio, referindo que “o desporto fez-me viver muitas emoções, vivi as vitórias e derrotas dos nossos (as) equipas/atletas como se fossem minhas”, num discurso que já sugeria um “adeus”, o reitor referia que “muitas vezes recebi mensagem a dar contas dos nossos sucessos desportivos e tive que partilhar com alguém pois não conseguia guardar só para mim”.

 

Esta foi sem dúvida uma Gala especial, que será certamente recordada por todos os presentes.

 

Foi nesta atmosfera que se encerrou mais uma época do desporto universitário.

 

 

Ana Marques

anac@sas.uminho.pt
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *