Posted on Leave a comment

Basquetebol: Poucos cestos para os minhotos










                                                   Fotografias disponiveis online na Galeria BIG





 

Na dupla jornada no berço quem aproveitou para embalar rumo à Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) foram os basquetebolistas de Aveiro que conquistaram o primeiro lugar no sector masculino com vitória na final por 48-61 à turma da Universidade de Coimbra. A artilharia aveirense foi notória durante a competição de arranque de temporada.

 

Em femininos o lugar cimeiro coube às estudantes do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

 

Quanto aos minhotos ficaram-se pelo 4º lugar em masculinos depois de perderem frente aos universitários da Beira Interior por 44-42. Foi por pouco que os da AAUMinho não garantiram o último lugar do pódio, naquele que foi o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar.

 






 

Em femininos foi mais discreta a participação que quedou-se pela fase de grupos.

 

O I TA não correu da melhor forma mas o técnico das basquetebolistas femininas, Alexandre Oliveira, há aspectos  positivos a ressaltar da jornada: “o TA correu bem. É certo que não atingimos as meias-finais, mas temos de realçar que apanhamos pela frente as actuais campeãs nacionais – o IPP –  e apesar de termos jogado bem não aconteceu a vitória. Paciência. Dizer que perdemos, mas fomos durante o torneio a equipa que perdeu por menor margem frente ao IPP e portanto, dessa forma deixa-me satisfeito até porque as jogadoras entregaram-se e procuraram a vitória sempre”.

 






 

Relativamente aos objectivos para esta época Alexandre Oliveira foi peremptório e diz que “chegar aos CNU´s é a meta, depois logo se vê”. “O ano passado éramos “outsiders” e fizemos uma boa campanha. Este ano vamos ver o que podemos fazer. Temos uma equipa em construção, na qual à base estão a ser integradas novas jogadoras. É um processo que leva tempo mas o balanço é francamente positivo”, rematou Alexandre Oliveira.

 






 

Quanto ao treinador de basquetebol masculino da AAUMinho, João Chaves lamenta que o terceiro lugar tenha fugido por um triz: “Foi por um cesto que não obtivemos uma outra posição, mas…já foi. Agora é pensar nos próximos jogos. Neste jogo entramos um pouco desanimados, em virtude de termos perdido a meia-final, e deixamos a Beira Interior largar na frente com uma vantagem significativa e é claro que depois torna-se complicado correr atrás do resultado desfavorável.”

 






 

Um pouco à imagem da congénere feminina também a equipa masculina de basquetebol vive um momento de remodelação com a entrada de novos elementos.

 

“A renovação do grupo está a ser levada a cabo e vai demorar até estes miúdos terem os mecanismos que se têm quando uma equipa jogo muito tempo junta”, revela João Chaves.

 






 

Questionado sobre o objectivo da equipa Chaves não hesita: “ir aos CNUs”.

 

Em jeito de rodapé Chaves deixou o lamento quanto ao conflito de calendário: “o TA realizou-se em vésperas de fim-de-semana o que teve reflexos na constituição da minha equipa isto porque haviam alguns jogadores que não puderam dar o seu contributo já que jogavam pelos seus clubes”.

 

Quadro Final dos Resultados

 


 

 

Texto: José Carlos Bragança

 

Fotografia: Nuno Gonçalves


 

 

 

(Pub. Nov./2009)
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *