Posted on Leave a comment

Ideia de Negócio da Universidade do Minho vence Prémio Nacional Start





A tecnologia vencedora criada pela iSurgical 3D consiste em fazer próteses cirúrgicas para correcção do pectus excavatum (anomalia congénita caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax). A inovação destas novas próteses modeladas permitirá encurtar o tempo de internamento e o tempo da intervenção cirúrgica, para além de reduzir o custo da cirurgia de correcção: actualmente, a cirurgia possui um custo de 5000 euros, passando a um total de 1850 euros.


Esta tecnologia tinha sido já galardoada em Março deste ano com o 1.º prémio do SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio (promovido pela TecMinho e Spinpark), o que lhe permitiu a entrada directa no grupo de semi-finalistas do Prémio Start.


A iSurgical 3D é constituída por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Minho, sendo João Vilaça, António Marques Pinho, Jorge Correia Pinto e Jaime Fonseca os promotores deste projecto da UM. O prémio atribuído de 50 mil euros será incorporado no capital social da nova empresa, recebendo, ainda, formação executiva na faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa, software da OutSystems e prémios em publicidade do Jornal Público.


(Pub. Dez/09)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *