Posted on Leave a comment

Maior prémio europeu de biomateriais para Investigador da UMinho



 


O galardão – este ano entregue durante a conferência anual de biomateriais da sociedade, em Dublin, na Irlanda, com a presença de mais de mil investigadores de todo o mundo – premeia trabalhos que contribuam significativamente para o conhecimento na área de biomateriais. Este é o maior prémio europeu de carreira em biomateriais, fazendo de Rui Reis o segundo investigador a receber os dois principais prémios da ESB, juntando este ao Jean Leray Award para cientistas ainda jovens, que já tinha ganho em 2002.


 


O investigador torna-se um dos galardoados mais jovens de sempre a receber esta importante distinção, pois refere que esta “costuma ser atribuída a cientistas aposentados ou em vias disso” destacando o facto de estar a ser galardoado aos 44 anos. No momento de partilhar méritos, destaca o fato deste ser “um importante prémio para todos os investigadores do Grupo 3B´s e particularmente para todos aqueles que comigo construiriam este grupo e o elevaram ao nível onde ele está hoje.”


 


No que diz respeito à importância deste tipo de distinção para Portugal, Rui Reis refere que “ainda existem algumas coisas em que somos realmente competitivos e ganhadores neste país. Só esperamos que a economia, as políticas e os cortes não nos impeçam de continuar este nosso caminho”, acrescentando, no entanto que “os projetos que desenvolvemos podem financiar-se em grande parte lá fora porque somos bastante competitivos, mas para sermos capazes de manter os nossos recursos humanos mais importantes necessitamos de financiamento português. Não há ciência a sério sem pessoas de qualidade contratadas com alguma estabilidade”.


 


Percurso


 


Rui Reis iniciou a sua atividade profissional na UMinho em 1992. Foi o fundador e é o Diretor do Grupo de Investigação 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da EEUM. O grupo 3B´s é um dos mais importantes grupos da Europa no campo da engenharia de tecidos, medicina regenerativa, biomateriais e investigação aplicada sobre células estaminais.


 


A sua colaboração com grandes empresas e grupos de investigação de excelência de diversos pontos do globo engloba já um notável histórico. É também o atual diretor do novo Laboratório Associado ICVS/3B’s, que resulta de uma parceria estratégica fortemente implementada no terreno entre o grupo 3B’s e o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da UMinho. Também graças a Rui Reis, o Instituto de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa está sedeado em Portugal, integrado numa rede europeia que reúne 23 grupos de investigação.


 


O cientista foi premiado ao longo dos últimos anos com inúmeros prémios científicos e de empreendedorismo, ao nível nacional e internacional, dos quais se destacam os outorgados pelas principais sociedades científicas do mundo, na sua área de atividade. Para além disso, em 2010, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Granada, em Espanha representa um importante reconhecimento tributado ao seu trabalho.


 


 


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109 | 961766329


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Set/2011)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *