“
Tendo por objetivo discutir a dinâmica natural da biodiversidade na Terra, o tema deste ano, “A Vida em Revolução”, foi inspirado nas constantes revoluções do mundo das ciências biológicas. Segundo a Presidente do Núcleo de Alunos de BA, Ana Hortelão, “pretendia-se que o nome destas Jornadas fosse provocador, mas ao mesmo tempo que inspirasse os participantes, levando-os a querer descobrir sempre mais e a fazer parte dessa revolução que é a Biologia”.
Com o intuito de “melhorar de ano para ano”, as Jornadas de BA são já um marco importante quer no próprio curso quer no Departamento de Biologia. Para Ana, concluídos três dias intensos “com muita partilha de ciência”, onde os alunos puderam, entre outras coisas, analisar projetos científicos acerca da manipulação das formas de vida, o sentimento é de objetivo cumprido.
Tentando fugir, um pouco, aos habituais painéis “saúde, biotecnologia e ambiente”, a Comissão Organizadora (CO) pretendeu dar voz a outras áreas de interesse, como é o caso da astrobiologia, representada nestas Jornadas, pela Dr.ª Zita Martins. No entanto, foram, também, abordadas temáticas fundamentais ao tema, como a Evolução e Biologia Sintética, bem como as novas técnicas de análise celular e molecular e a sua aplicação na genética, na microbiologia e/ou na ecologia. Afirmando que “todos os oradores, moderadores e formadores são especiais, cada um na área que lhe compete”, Ana admite que contaram com a participação de vários oradores da casa mas que, também, receberam convidados de todo o país.
Segundo a aluna de BA, um evento desta magnitude acarreta sempre alguns contratempos, pois “envolve uma grande disponibilidade e entrega de toda a Comissão Organizadora e também uma enorme dedicação dos professores que a orientam”. Para Ana, um evento assim, requer um “enorme esforço físico e mental” e vem acompanhado por alguns encargos financeiros e burocracias com as quais não se está habituado a lidar no dia-a-dia, mas graças à entreajuda mostrada pelos elementos da CO, correu tudo como previsto.
Fazendo um balanço positivo destas XIII Jornadas de Biologia Aplicada, e conseguindo atingir o objetivo estabelecido pelo tema (“inspirar os participantes”), Ana refere que, este ano, cerca de 200 pessoas, vindas quer da Universidade do Minho, quer da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro quer da Universidade do Algarve, marcaram presença no evento.
Texto: Isabel Ferreira
(Pub. Mar/2012)
“